Categorias: Paraíba

IPC investe em tecnologia e torna instituto mais ágil

PUBLICIDADE

A elucidação de crimes na Paraíba conta agora com o Setor de Entomologia Forense, no Instituto de Polícia Científica (IPC). A entomologia forense é o estudo que permite identificar causas de morte de seres humanos por meio de insetos que colonizam o cadáver, como explica o diretor-geral do IPC, Israel Aureliano da Silva Neto.

O equipamento vai dar mais precisão e credibilidade à perícia, para identificação do tempo decorrido entre a morte e o momento em que um corpo em decomposição foi encontrado. Israel Aureliano explica que é exatamente o Laboratório de Entomologia Forense que ainda vai dar algumas respostas acerca do caso Vivianny, sobre qual a posição do corpo, tempo da morte, como foi, se fazia tempo, ou não fazia tempo.

“A gente fez o reconhecimento do corpo, ou do resto do corpo, já que tinha sido queimado, através de exame de DNA, para que pudesse fazer logo a liberação para a família. Além disso, estamos examinando outros aspectos periciais, através do novo Setor de Entomologia Forense e, em breve, vamos estar com mais informações sobre esse caso”, garante.

Israel Aureliano informa que o Instituto de Polícia Científica (IPC) é composto por diversos laboratórios. “Na verdade, temos um Setor de Criminalística, que vai ao local de crime e que faz a ocorrência. Nesse Setor de Criminalística temos o Laboratório de Balística, o Laboratório Forense de DNA, e a parte de documentoscopia. Agora estamos com o Setor de Entomologia Forense que faz a análise da vida animal que tinha ao redor da cena de crime, para que possa ajudar na elucidação”, esclarece.

Ele acrescenta que o IPC tem uma equipe com profissionais extremamente qualificados e equipamentos de ponta para ajudar na elucidação de crimes. “A gente realmente tem contribuído nesse sentido, através de diversos setores. O Laboratório de DNA Forense, por exemplo, vem sendo acreditado, ano a ano, por instituições externas, inclusive com certificado espanhol. Acrescentamos agora, este ano, o DNA mitocondrial, que é um novo tipo de referência que até então não fazíamos e que agora passamos a fazer e já temos a acreditação também internacional. Então, isso demonstra que a gente tem profissionais qualificados e equipamentos de última geração, para fazer os exames que são demandados e poder dar resposta à sociedade, além de ajudar na investigação criminal”, evidencia.

Israel Aureliano revela que o IPC está recebendo alguns equipamentos novos, através de um convênio do Brasil Mais Seguro. Os equipamentos devem chegar no ano que vem. Entre eles, um scanner que vai facilitar o trabalho de exame do IML, onde o cadáver vai passar por esse equipamento e ser mais rapidamente visualizado, principalmente nos locais onde existam metais. Isso vai facilitar a necrópsia, com a localização dos projetis que estejam no corpo. Trata-se de um scanner de última geração, que não tem radiação, e o operador vai poder trabalhar sem a necessidade do raio x.

 

Redação com assessoria do IPC

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024