O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep realizou, na tarde desta quinta-feira (27), no auditório da Associação Comercial da Paraíba, no Varadouro, o Fórum de Ciência e Cultura tendo como temática o Centro Histórico de João Pessoa: Ações Estratégicas e Políticas de Preservação. Na ocasião, a diretora executiva do órgão, Cassandra Figueiredo, fez uma apresentação sobre os objetivos do Fórum, destacando a necessidade de discussão do tema, considerando as parcerias entre os poderes constituídos e a sociedade civil, em busca de soluções conjuntas de enfrentamento das dificuldades elencadas.
“Estamos ampliando os nossos Fóruns para a discussão dos principais problemas que afetam os Centros Históricos no Estado, promovendo debates, reflexões e escutando a população em geral, que é essencial na construção e na elaboração de estratégias de solução desses problemas”, ressaltou Cassandra Figueiredo.
No decorrer do evento foi realizada uma apresentação pela equipe técnica do Iphaep sobre o Centro Histórico e a sua política de preservação, e em seguida foi aberto para as intervenções do público.
O Fórum contou com a participação do superintendente do Instituto do Patrimônio Nacional, Claudio Nogueira, do Coordenador do Patrimônio Artístico e Cultural – Copac, Fernando Milanez Neto, deputado estadual Anísio Maia, vice-presidente da Associação Comercial da Paraíba, Fernando Teixeira, e representantes do Movimento Varadouro Cultural, além de outros órgãos, estudantes, lojistas, e população em geral.
Na oportunidade, os representantes do Varadouro Cultural, Rayan Lins e Ednamay Cirillo, enfatizaram a importância do patrimônio imaterial, do diálogo com os atores que vivem o CH no dia a dia, e se disponibilizaram para outros espaços de discussão sobre a temática.
Ao final, ficou definida a formação de um Grupo de Trabalho de discussões permanentes, bem como parcerias na construção das ações estratégicas do Centro Histórico, além de uma reunião com representantes da Associação Comercial e o secretário da Receita do Município, com o objetivo de discutir a isenção tributária do IPTU, em decorrência do estado de conservação por parte dos proprietários dos imóveis pertencentes ao Centro Histórico da cidade de João Pessoa.
Secom-JP
Em sessão plenária realizada ontem (27), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atendeu parcialmente…
Um jovem de 17 anos foi espancado e levado para o Hospital de Trauma em…
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…