Iphan autoriza Prefeitura de João Pessoa a reformar prédio para abrigar a Segurança Municipal

PUBLICIDADE

A reforma da antigo prédio da Prefeitura da Capital na Rua Cândido Pessoa, 85, Varadouro, para abrigar a sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadani (Semusb), e a demolição condicionada da antiga Proserv para construção de apartamentos e unidades de comércio estão agora devidamente autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A aprovação desses dois projetos da atual gestão do prefeito Cícero Lucena, elaborados, respectivamente, pelas secretarias de Planejamento (Seplan) e de Habitação (Semhab) do Município, foi confirmada nesta sexta-feira (18) pelo atual superintendente do Instituto na Paraíba, Emanuel Braga.

Na decisão relativa à Proserv, o Iphan destaca que o Município deve adotar quatro providências condicionantes da autorização para o processo de demolição, antes e depois. São elas: a) Verificar a existência de laudos técnicos da Defesa Civil que atestem o risco de incidentes ou desabamento das estruturas da edificação; b) Atuar em ações efetivas de segurança, assistência e habitação social; c) Tomar providências para que o espaço da edificação demolida esteja limpo; d) Promover rondas de segurança preventiva periódicas junto à área demolida e ao terreno circundante.

“O conjunto de ações da municipalidade acima pontuado, ora autorizado, é imprescindível para coibir a incidência de novos atos de depredação, invasão, e furto aos bens públicos e privados localizados no Varadouro e para promoção de uma cidadania mais plena aos moradores, trabalhadores e visitantes do Centro Histórico da nossa cidade, bem reconhecido como patrimônio cultural brasileiro”, diz o documento.

O secretário de Planejamento, José William, destacou, ao ser informado da decisão, que os dois projetos são de “importância fundamental para alavancar o processo de requalificação e revitalização do Centro Histórico”. E anunciou que as providências legais e administrativas já estão sendo tomadas para atender as recomendações do Iphan e para o lançamento, o mais breve possível, dos editais de licitação das duas obras.

Ele lembrou que recentemente a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Seplan, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Paraíba, firmaram compromisso de fortalecer o trabalho institucional em torno de ações prioritárias conjuntas e de intervenções propostas pelo Município com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico.

Para ele, somente com habitação, serviços e comércio será possível ver novamente o Centro Histórico da Capital “movimentado e pujante” como já se observou por décadas.

E, por fim, lembrou também que, além da desapropriação da Proserv para fazer apartamentos e unidades comerciais prioritariamente destinadas a moradores da comunidade Porto do Capim, há outras ações da atual gestão com esse objetivo.

Como  exemplo, citou a reforma do Conventinho, ora em andamento e com investimento da ordem de R$ 5 milhões, a desapropriação já efetivada e paga da antiga fábrica Matarazzo, para qual está sendo elaborado projeto de um Centro Multicultural; além do Projeto Vias de Acesso, que vai requalificar diversas ruas nas partes alta e baixa  do Centro Histórico.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: A mulher da beira do rio!

Tempos duros, porém, agradáveis. O marido saía para trabalhar, as esposas punham a comida no…

19 de setembro de 2024

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024