O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) foi reajustado em 6,64%, o diretor de Tributação da Secretaria de Receita de João Pessoa, Enaldo Conde, explicou , nesta terça (14) que o reajuste se deu com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) onde é corrigido calculando o valor do acumulado de dezembro de 2011 até novembro de 2012.
Já a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) afirmou que não acha o julgamento bem vindo, garantiu que não viu a matéria ter sido votada na câmara e promete lutar contra o reajuste.
De acordo com Conde, todos os municípios fazem esse tipo de reajuste todo começo de ano. Ele explicou que existe um desconto de 15% para quem antecipar o pagamento até o dia 29 de fevereiro.
O vencimento do exercício é dia 30 de março e após essa data o contribuinte estará sujeito à multa e correção. O diretor de tributação apontou as facilidades para o pagamento como parcelamento em até 10 vezes e o boleto online.
Questionada sobre esse reajuste, a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) comentou que o aumento de taxas públicas e impostos “não são bem vindos”. Ela reclamou que a grande demanda populacional de João Pessoa, ainda se concentra nos bairros periféricos e antigos onde o calçamento não chega. “A estrutura física de acesso não é suficiente e não vemos retorno para a população”, reclama.
A vereadora reclamou que existem locais onde o calçamento nem foi inaugurado e já está afundando. “Tem que ter uma política de melhor aproveitamento do dinheiro”, ressalta.
Eliza afirmou que talvez o aumento tenha sido decretado e passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e comentou que algumas matérias passam ‘despercebidas’.
Já o Vereador Raoni Mendes (PDT), ratificou a informação do diretor de Tributação explicando que o reajuste foi feito com base na inflação e que trata-se de uma medida de praxe.
- Paraiba.com