Categorias: Paraíba

Iraê quer rever divisão territorial da Paraíba com Estados vizinhos

PUBLICIDADE

Uma reavaliação da área territorial do Estado da Paraíba é o que está pleiteando a deputada estadual Iraê Lucena (PMDB). O projeto de lei 1.717/2010 pretende ainda adotar critérios para a recomposição do coeficiente populacional nos municípios localizados na divida da Paraíba com Estados vizinhos (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará).

A preocupação da parlamentar deve-se às informações de que estão ocorrendo irregularidades no cômputo populacional dos municípios em questão, o que estaria causando graves prejuízos para o próprio Estado da Paraíba.

Mas ao chegar à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa o relator do projeto, o deputado Branco Mendes, detectou que o assunto, de conformidade com a Constituição do Estado da Paraíba, em vigor desde 1989, é “Privativo do governador do Estado”.

O relator tomou por base o Art. 63, Parágrafo 1º, inciso II, alíneas “b” e “c” da CE. O autor do parecer, com base no texto constitucional, disse que a matéria diz respeito à “organização administrativa” e “criação, estruturação e atribuições de órgão da administração pública”.

Desta forma, à luz da Constituição, o parlamentar está limitado a só legislar sobre tais matérias depois de desencadeado o respectivo processo de elaboração legislativa pelo Chefe do Poder Executivo Estadual.

A orientação dada pelo relator à deputada Iraê Lucena foi a de que ela encaminhe o mesmo projeto ao Poder Executivo para que esse o encaminhe ao órgão competente para o desencadeamento do processo legislativo “Dado o inquestionável interesse público na matéria”, finaliza o relator Branco Mendes.

Municípios reclamam

O que está ocorrendo nas áreas de divisa é que municípios paraibanos estão tendo suas populações reduzidas e os responsáveis podem ser os municípios vizinhos. Conforme diz a deputada na sua propositura, “Em cada censo que se realiza constatam-se irregularidades no tocante ao cômputo populacional em áreas inseridas nas proximidades das linhas divisórias intermunicipais (….)”.

A deputada detectou ainda a ação de benefícios sociais em favor dessas populações e realizadas de maneira irregular por municípios localizados do outro lado da linha divisória. Para a deputada isso é um grave flagrante à lei e um desrespeito aos acordos político-geográficos previamente estabelecidos.

 Portal ALPB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025