Categorias: Paraíba

Jackson do Pandeiro terá homenagem em centenário de nascimento

PUBLICIDADE

O ano de 2019 será marcado pelo centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro. Como instituição que preza, incentiva e dissemina todas as manifestações artísticas e culturais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) não deixará a data passar em branco e instituiu 2019 como o Ano Cultural Jackson do Pandeiro. A proposta apresentada pela Reitoria foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) da UEPB, em reunião realizada nesta sexta-feira (30), no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó.

A relatoria foi do reitor Rangel Junior, que também presidiu a reunião e destacou o legado de Jackson para a música nordestina e brasileira. Diversos conselheiros se manifestaram publicamente sobre a proposta de institucionalizar 2019 para homenagear ao “Rei do Ritmo”. Em sua exposição, o reitor Rangel Junior lembrou que a UEPB já dispõe de um rico acervo de Jackson do Pandeiro, conseguido junto a família do artista.

A ideia é que, no próximo ano, diversas atividades sejam realizadas no âmbito da Instituição como forma de lembrar da obra, da vida e trajetória do “Rei do Ritmo”. As atividades terão como culminância uma festa a ser realizada no Museu de Arte Popular da Paraíba, às margens do Açude Velho, no dia do nascimento de Jackson, em 31 de agosto.

José Gomes Filho, o Jackson do Pandeiro, nasceu em Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919, e passou boa parte da vida em Campina Grande. Começou a admirar a música por meio da sua mãe, a cantadora de coco Flora Maia, que colocou o filho para tocar zabumba aos sete anos. Seu primeiro sucesso, “Sebastiana”, na década de 1950, o lançou para o Brasil e para o mundo. Jackson chegou a fazer duetos e parcerias com nomes como Luiz Gonzaga, Edgar Ferreira e Rosil Cavalcanti e ganhou o título de “Rei do Ritmo”. Ele morreu vítima de embolia pulmonar e cerebral em 10 de julho de 1982, aos 62 anos, em Brasília (DF).

Paraninfos das turmas 2018.1

Na mesma reunião, o Consuni também aprovou por unanimidade a proposta de escolha dos paraninfos das turmas concluintes do período letivo 2018/1 dos câmpus I, II, III, V, VI, VII e VIII da Instituição. Os nomes aprovados como paraninfos das turmas de sete dos oito câmpus existentes na UEPB foram encaminhados pelos próprios departamentos e direções de centros após consulta a comunidade universitária. As cerimônias de Colação de Grau acontecem entre os dias 17 e 21 de dezembro.

O paraninfo geral dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca, será o escritor e dramaturgo Bráulio Tavares. A cerimônia de Colação de Grau acontece no dia 21 de dezembro, às 17h30, no Spazzio. O Câmpus I envolve os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Educação (CEDUC), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Já o Câmpus II é composto pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).

O paraninfo geral das turmas concluintes do Centro de Humanidades, no Câmpus de Guarabira, será o professor Geadelande Carolino Delgado. A cerimônia acontece no dia 18 de dezembro, no Salão de Festas Maison D’ Mel. As turmas do Câmpus de João Pessoa terão como paraninfo o professor Josemar Henrique de Melo, na cerimônia marcada para o dia 18 de dezembro, às 10h, no Centro de Formação para Professores, em Mangabeira.

As turmas do Câmpus de Monteiro terão como paraninfo geral a senhora Gilmária de Sousa Melo, ex–servidora da Instituição, na assembleia solene que acontece no dia 17 de dezembro, às 17h, na Recepção Irlan Festdecor. No Câmpus de Patos, a paraninfa será a professora Tatiana Rocha de Souza (in memoram). A cerimônia será realizada no dia 19 de dezembro, as 17h, no Ginásio de Esportes do Câmpus. Já os concluintes do Câmpus de Araruna terão como paraninfa geral a professora Alessandra Gomes Brandão. A cerimônia acontece no dia 20 de dezembro, as 17h, na Vila Requinte.

 

Redação com UEPB

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TRAGÉDIA: grave acidente entre dois veículos na PB-214 deixa um morto e sete feridos no dia de Natal

Na noite dessa quarta-feira (25), dia de Natal, um grave acidente foi registrado na rodovia…

26 de dezembro de 2024

Virada do ano em Cabedelo terá shows nas praias de Intermares e Formosa

A virada do ano em Cabedelo acontece, mais uma vez, nas duas principais praias da…

26 de dezembro de 2024

Operação prende suspeito de estupro virtual que ameaçava expor fotos das vítimas na PB

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos…

26 de dezembro de 2024

NA ACADEPOL: Novos policiais recebem armas, munições, coletes e algemas

A Polícia Civil da Paraíba está fazendo, nesta quinta-feira, 26 de dezembro, a entrega de…

26 de dezembro de 2024

Confira quais atrações vão animar o Réveillon 2025 de Conde

A Prefeitura de Conde fechou a programação do Réveillon 2025 da cidade. As apresentações vão…

26 de dezembro de 2024

João Pessoa lidera as chuvas no estado da Paraíba em 2024, seguida por Baía da Traição e Caaporã

Os municípios de João Pessoa, Baía da Traição e Caaporã, localizados na região litorânea da…

26 de dezembro de 2024