Inicia na próxima segunda-feira (21), das 8h às 18h, no edifício sede e nas Subseções Judiciárias da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), a Semana Nacional de Conciliação, ação promovida pelo judiciário brasileiro em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa segue até a próxima sexta-feira (25).
O objetivo é solucionar, de maneira pacífica, a maior quantidade possível de ações judiciais. “Estão agendadas, em toda Seção Judiciária, 610 audiências de conciliação: 200 (João Pessoa); 93 (Campina Grande); 24 (Guarabira); 204 (Sousa); 40 (Monteiro) e 49 (Patos)”, declara Marconi Araújo, diretor do Núcleo Judiciário. Serão julgados processos envolvendo a Caixa Econômica Federal, benefícios previdenciários, entre outros.
A conciliação é um método de solução de conflitos que promove a pacificação social e possibilita que as partes entrem em acordo por meio do diálogo, o que auxilia na redução do número de processos judiciais. “A audiência é feita com a presença de um conciliador, certificado pelo CNJ, e o resultado homologado pelo Juiz Federal, coordenador do núcleo”, destaca Araújo.
Em João Pessoa, as conciliações acontecerão por meio do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC/JFPB). As audiências serão realizadas pelos 30 aprovados no último processo seletivo, que farão a parte prática do curso de conciliação promovido pela JFPB. “Com o curso, os alunos foram preparados para atuar em qualquer câmara de conciliação do país”, declarou o coordenador do CEJUSC, juiz federal Rogério Abreu.
A conciliação é um procedimento normatizado pela Resolução nº125/2010 e o apoio do CNJ à campanha “é uma forma de mostrar à população a importância que tem a conciliação na pacificação dos conflitos”, afirma o diretor do Núcleo Judiciário.
Ascom
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…