O governador João Azevêdo assinou, nesta terça-feira (13), em João Pessoa, o contrato para a construção do Complexo Rodoviário que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena – a Ponte do Futuro, cujos investimentos somam recursos de R$ 465,5 milhões.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da obra para a mobilidade urbana e para a economia da Paraíba. Ele também evidenciou a capacidade de investimento do estado para garantir a execução de obras estruturantes. “Esse é um dos momentos mais importantes do governo para iniciarmos essa obra tão importante para a mobilidade urbana da Grande João Pessoa, a partir desse grande complexo rodoviário. Nós teremos a condição de tirar do trânsito urbano mais de 500 caminhões por dia e eu tenho certeza de que essa obra será um marco para a infraestrutura e engenharia da Paraíba”, frisou.
O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, destacou que as obras irão impulsionar a economia da Região Metropolitana. “Nós vamos criar uma área de expansão para o Porto de Cabedelo e uma área industrial e comercial em Santa Rita, criando um ambiente de desenvolvimento e eu parabenizo o governador pela decisão de fazer a obra, que já tem o dinheiro em conta”, disse.
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira, destacou que a Ponte do Futuro será a maior obra da história da Paraíba. “O contrato já deve ser publicado amanhã no Diário Oficial e, em seguida, o DER vai emitir a ordem de serviço para início da obra que foi sonhada há muito tempo e que vai resolver definitivamente o tráfego em Cabedelo”, explicou.
Ponte do Futuro – As obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.
Secom-PB
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