João Azevêdo abre Fórum de Internacionalização Paraíba-Alemanha e destaca investimentos em pesquisa

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo abriu, na manhã desta segunda-feira (20), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, o I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha, ocasião em que destacou investimentos de R$ 307 milhões em pesquisas e bolsas. O evento se estende até quarta-feira (22) e tem como objetivo promover oportunidades de estudo, pesquisa, inovação e cooperação entre o estado e o país.

Esta é a primeira edição do Fórum, que acontece em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), especializado na internacionalização da pesquisa, tecnologia e startups alemãs.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância do evento para compartilhar e apresentar a produção científica da Paraíba aos países.  “Nós queremos ampliar e difundir o que existe em termos de pesquisa. O Nordeste é um centro de excelência em pesquisa nas mais diversas áreas, a exemplo das energias renováveis, da biotecnologia e esse Fórum tem exatamente o objetivo de apresentar tudo que estamos produzindo em termos de ciência e tecnologia”, frisou.

Ele também destacou os investimentos do estado para fomentar a pesquisa e inovação. “De 2019 até agora, já investimos mais de R$ 307 milhões em editais de pesquisas e bolsas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado porque acreditamos que o caminho para o desenvolvimento da sociedade é a ciência. Tanto é que estão em andamento as obras do  Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e do radiotelescópio Bingo, inserindo o Brasil em um seleto grupo de países que fazem pesquisa espacial”, acrescentou.

O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Furtado, afirmou que o Fórum é um espaço de novas oportunidades de desenvolvimento de trabalho dos pesquisadores paraibanos. “Esse é o primeiro de vários eventos que pretendemos fazer entre o estado e os países, a fim de fortalecer os laços de cooperação acadêmica, científica e inovação, fazendo com que as instituições que promovem o financiamento de pesquisas na Alemanha e no Brasil possam conhecer os nossos laboratórios e instituições, permitindo também a realização de intercâmbios de nossos estudantes e professores”, pontuou.

A conselheira científica da Embaixada da Alemanha, Nina Von Sartori, evidenciou a satisfação de participar do evento e conhecer a produção das instituições científicas do estado. “O Brasil é um parceiro importante para a Alemanha por ser um país democrático, com liberdade de ciência e de expressão e o tema do meio ambiente é muito importante para nós, assim como a tecnologia. É uma grande honra sermos o primeiro país participante nesse Fórum de Internacionalização e a Educação é um tema que se precisa discutir, a exemplo da Educação Profissional que é muito forte no nosso país e podemos trazer muitas experiências nessa área”, comentou.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, parabenizou o Governo do Estado pela realização do evento. “Essa iniciativa estabelece um ecossistema forte, unindo universidades com as organizações internacionais para mostrar o que fazemos de excelência em pesquisa e inovação, e a UFCG se coloca em um papel muito importante, porque lidera o ranking de patentes nacionais há vários anos e temos uma grande contribuição a oferecer com projetos ousados”, salientou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; o diretor do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), em São Paulo, Jochen Hellmann; e auxiliares da gestão estadual, dentre eles o secretário-executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Rangel Júnior.

I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha: O evento, uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), em parceria com  o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), acontece nesta segunda (20) e terça-feira (21), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa; e na quarta-feira (22), no Auditório CERTBIO, em Campina Grande. Os três dias de encontros abordarão a temática de “Internacionalização do ensino superior e da pesquisa na Paraíba em cooperação com a Alemanha”, oportunidade em que serão realizadas mesas-redondas, painéis e apresentações com autoridades paraibanas e representantes alemães.

Entre os assuntos que serão tratados, estão os desafios e perspectivas da cooperação internacional para o fomento à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a importância do ensino de alemão no contexto da internacionalização; experiências e possibilidades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e da Alemanha, entre outros.

Participam do Fórum reitorias e pró-reitorias de pós-graduação, graduação e pesquisa; pró-reitorias de Internacionalização; coordenações de internacionalização; núcleos de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; representações institucionais (Secretarias e Fundações); estudantes, pesquisadores, docentes, multiplicadores, tomadores de decisão com interesse em desenvolver projetos e experiências com instituições alemã.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024