O governador João Azevêdo assinou, nesta quarta-feira (11), na Granja Santana, em João Pessoa, um memorando de entendimento com representantes do sistema de ensino da província de New Brunswick, no Canadá, que visa aprimorar o acompanhamento pedagógico e a grade curricular dos alunos do programa Gira Mundo, além de estreitar a política internacional com o país.
Na ocasião, João Azevêdo destacou os esforços do Governo do Estado para assegurar o acesso dos alunos da rede estadual a programas de intercâmbio. “Isso permite uma experiência única e estimula outros estudantes a participar de uma ação como essa, o que provoca mudanças positivas dentro da própria escola. Nós temos um foco na inclusão social e essas parcerias fazem o estado avançar”, frisou.
O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que o memorando proporcionará agilidade e a possibilidade de ampliação do Gira Mundo. “New Brunswick é um local interessante porque, além do inglês, as pessoas da província também falam francês, dando a oportunidade dos nossos estudantes terem a capacidade de aprender mais de um idioma. Além disso, esse acordo dará uma maior agilidade na execução do Gira Mundo porque a parte de contratação das escolas será efetuada diretamente pelo Governo do Estado”, explicou.
O secretário de Educação da província de New Brunswick, John McLaughlin, falou da satisfação de assinar o memorando com a Paraíba e elogiou a política educacional do estado. “Nós ficamos impressionados com a atenção à educação inclusiva e de qualidade e compartilhamos dessa filosofia do ensino igualitário por ser uma força geradora de progresso. As escolas do Canadá também se sentem prestigiadas por receber os alunos porque enriquece a interação cultural”, comentou.
O diretor do Programa de Estudantes Internacionais da província de New Brunswick, Bruce MacDonald; o coordenador do programa Gira Mundo, Tulhio Serrano; e Jeyce Scott (assessora da equipe técnica do programa Gira Mundo) também participaram da reunião.
Redação com Secom/PB