O governador da Paraíba, João Azevêdo, declarou que é preciso que todos os paraibanos tomem a vacina contra a covid-19 para que os danos causados pela doença possam ser minimizados.
As vacinas de Oxford e CoronaVac tiveram o uso emergencial aprovado pela Anvisa neste domingo (17), após reunião do órgão onde foram apresentados os pareceres das gerências técnicas e os votos dos diretores.
“Vacina tem que ser tomada”, disse o governador. Segundo ele o Estado já está com o plano pronto e nessa etapa 1 da primeira fase , aproximadamente, 308 mil pessoas serão imunizadas. “Dentro da fase 1, como o Plano Nacional prevê, serão 1,2 milhão de pessoas na Paraíba, que serão beneficiadas e aí estaremos atendendo a todos no grupo de risco”, afirmou João.
O chefe do Executivo estadual destacou ainda essa primeira etapa irá contemplar os profissionais de saúde, as pessoas idosas, motoristas e operadores de transporte públicos, os professores, as professoras privadas de liberdade e servidores do sistema de segurança. “Todos os segmentos que poderiam ter problemas estão dentro dessa primeira fase e nós estamos pronto”, garantiu.
No momento em que chegar o imunizante até o início da vacinação, João Azevêdo garantiu que esse tempo não será superior a 24h. O governador estima que as vacinas cheguem ao estado ainda neste mês de janeiro, porém, lembrou que a medicação não possui efeito imediato e é preciso manter os cuidados e a prevenção. “Nós temos que fazer e alcançar a imunização coletiva e isso é cerca de 70% da população então levará um tempo ainda”, analisou.
João avaliou que o ano de 2021 ainda será de convivência com o novo normal e recomendou que os cuidados e os protocolos estabelecidos em 2021 continuem sendo seguidos este ano.
As declarações foram dadas durante a apresentação do Pólo Tecnológico.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o envio dos imunizantes para os estado teve início nesta segunda (18) e a primeira fase da vacinação terá início na próxima quarta (20).
PB Agora