O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que o Estado usará a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e o Corpo de Bombeiros para garantir assistência emergencial a 70 municípios afetados pela suspensão da operação carro-pipa. A declaração foi feita por meio de suas redes sociais após reuniões em Brasília com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A operação carro-pipa, que é fundamental para o abastecimento de água em localidades atingidas pela estiagem, foi interrompida devido a questões orçamentárias, mas, segundo o governador, o governo federal está empenhado em solucionar o problema.
De acordo com João Azevêdo, as ações coordenadas pela Cagepa e pelo Corpo de Bombeiros servirão como medida emergencial até que a operação carro-pipa seja retomada. “Vamos garantir, por meio da Cagepa e do Corpo de Bombeiros, assistência às 70 cidades paraibanas até que a operação carro-pipa seja normalizada”, afirmou.
O governador também destacou o compromisso firmado com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para que os pagamentos pendentes ao Exército sejam regularizados e a distribuição de água seja retomada. “Eu tenho certeza de que em muito breve estaremos resolvendo essa questão para levar tranquilidade a quem vive nessas cidades, com a garantia de que a operação voltará”, disse.