A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa é a primeira capital do NE a integrar programa do BID

 João Pessoa está entre as cinco capitais brasileiras que vão sediar eventos de fundação das redes de monitoramento cidadão, integrantes do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do programa é promover o desenvolvimento sustentável da cidade, a partir do acompanhamento do andamento de temas que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas que moram nos municípios e fortalecer uma cultura de transparência, participação e debate público qualificado. Dentre as capitais brasileiras estão Florianópolis, Goiânia, Palmas e Vitória.

A iniciativa foi implantada pela empresa Baobá – Práticas Sustentáveis, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa (FSA/CAIXA). Como a responsável por integrar a Rede de Monitoramento cidadão no Nordeste, João Pessoa é a segunda cidade a receber o programa, sendo Tocantins a primeira. O desempenho dos municípios de cada capital será monitorado com base em 137 indicadores, que cobrem todas as áreas de gestão pública, como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, além de somar esforços e reconhecer as organizações que já existem nas cidades, direcionadas aos indicadores.

De acordo com o coordenador nacional da Rede de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo, um dos intuitos é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que elas se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Fernando afirmou que a iniciativa estimulará a participação social e o fortalecimento da democracia. “Com a formação e operação da rede de monitoramento, os cidadãos ganham dados confiáveis gerados a partir da análise técnica de assuntos de sustentabilidade urbana e poderão observar o que está sendo feito na construção de uma cidade sustentável”, explicou o coordenador. Fortalecer a participação dos cidadãos, juntamente com a conexão entre setores e o respeito pelas características de cada cidade também são alguns dos métodos do programa.

 

Foto: Gilberto Firmino

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe