João Pessoa é destaque com avanços tecnológicos em evento sobre segurança pública

PUBLICIDADE

Autoridades em segurança pública da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estiveram, nesta terça-feira (16), em João Pessoa, discutindo os avanços na área. No encontro, promovido pela Motorola Solutions, a Prefeitura de João pessoa foi destaque pelos investimentos realizados com a implantação do Centro de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), que funciona na base da Guarda Civil Metropolitana.

O Mission Critical Ecosystem Experience – evento de segurança pública, contou com palestras que aconteceram no auditório de um hotel na orla do Bessa e também com visitas externas. O encontro apresentou soluções na área de radiocomunicação, vídeo fixo e móvel, destacando como tudo está integrado e como a evolução da tecnologia utilizada como aliada na segurança é benéfica para a sociedade. Diversos especialistas em tecnologia da segurança dissertaram sobre o tema.

“Sinto- me honrado em receber um evento desse porte, que tem como base o nosso Centro de Videomonitoramento como exemplo para todo o Brasil. Isso mostra o cuidado da gestão com o patrimônio público e com o cidadão. Essa evolução tecnológica da Guarda é motivo de orgulho para toda a sociedade. E quero aqui parabenizar todo o empenho do prefeito Cícero Lucena e do ex-secretário João Almeida, que esteve à frente desta evolução”, ressaltou Dudu Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer dois equipamentos tecnológicos voltados para a segurança na Paraíba, o Centro de Videomonitoramento do Município e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do Estado. O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, foi um dos palestrantes do encontro e destacou a importância do investimento em tecnologia integrada com a segurança pública.

Rodolfo Gomes, diretor de soluções de vídeo da Motorola Solutions, ressaltou a importância da tecnologia para a agilidade nas respostas de emergência para salvar vidas e prevenir ocorrências.

“O monitoramento em tempo real, com inteligência artificial, classifica os objetos e alerta os agentes para eventos que demandem atenção imediata proativamente. Isso permite respostas rápidas e buscas avançadas por aparência para investigações ágeis”, ressaltou.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio em carga de cana-de-açúcar mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-101

Um incêndio em uma carga de cana-de-açúcar foi registrado na noite desta quinta-feira (18) na…

19 de dezembro de 2025

Balsa entre Cabedelo e Lucena quebra novamente e revolta trabalhadores

A balsa que realiza a travessia entre Cabedelo e Lucena, na Região Metropolitana de João…

19 de dezembro de 2025

PB promulga lei que reajusta salários de servidores da segurança e agentes de trânsito

O Governo da Paraíba promulgou nesta sexta-feira (19) a Lei nº 14.188, que altera parcelas…

19 de dezembro de 2025

Mais dois suspeitos de ataque a tiros na Praia de Ponta de Campina são presos

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens suspeitos de…

19 de dezembro de 2025

Em meio à articulação do Republicanos, Wilson Filho se lança como opção à presidência da ALPB: “Me preparei para isso”

O deputado estadual e atual secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), revelou na…

19 de dezembro de 2025

Após 190 reclamações, Procon de Campina Grande dá 48 horas para bancos Pan e BMG se adequarem

O Procon de Campina Grande instaurou, nesta quinta-feira, 18, um processo administrativo contra os bancos…

19 de dezembro de 2025