João Pessoa e Unesco se unem No Balaio da economia criativa da Paraíba

PUBLICIDADE

Imagina um balaio de coisas bonitas. Imagina ele repleto de pessoas criativas e de pequenos empreendedores que muitas vezes encontram na adversidade, motivo e força para gerir um negócio. Agora, imagina um balaio cheinho de paraibanidade, com arte, artesanato, decoração, gastronomia, moda e tudo de melhor que a Paraíba possa oferecer.

Foi isso que a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a Unesco, dentro do Festival de Verão Cidades Criativas imaginaram e com isso convidaram o projeto No Balaio para levar ao Largo de Tambaú, do dia 17 a 20 de março muita cor, criatividade, design, moda, comida e a alegria do retorno das feiras criativas à capital paraibana.

Nesta edição da feira No Balaio, cerca de 80 expositores dos mais variados segmentos terão quatro dias para abrir as portas – aos pessoenses e turistas – de uma Paraíba criativa e forte, de um povo acolhedor e resiliente e do fazer artesanal e manual que muitas vezes é passado de geração para geração.

O evento está inserido no Festival de Verão Cidades Criativas que já tem início na próxima terça-feira (15), com uma programação que reúne música, teatro, dança, cultura popular, cinema, literatura e artes visuais e conta com representantes dos 12 municípios que participam do programa Cidades Criativas da Unesco no Brasil.

Para a criadora do projeto No Balaio, Karina Morais, a realização do Festival de Verão e a feira criativa fechando o evento com chave de ouro, fará com que João Pessoa respire cultura em toda a sua extensão e trará a oportunidade de mostrar a capacidade de inovação e criatividade dos paraibanos para todo o Brasil.

“Depois que a pandemia começou a gente, assim como tudo mundo, se percebeu meio perdido, o projeto No Balaio ainda ajudou várias marcas, mas a gente só tinha previsão de fazer outra feira em maio, só que fui contatada pela secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, através da Mariane Góes, para promover a feira em parceria com a prefeitura, inserida no projeto maior que é o Festival de Verão, junto com a Unesco. Será um período em que a cidade vai respirar cultura, nossa feira vai ter 100% de marcas autorais da Paraíba e vamos mostrar nossa cultura popular, o desenvolvimento social e econômico, produtores locais, economia criativa, artesanato, artistas, produtores independentes, marcas criativas e gastronomia, em uma oportunidade de projetar a nossa capacidade de inovação e criatividade para todo o Brasil” comemorou.

Karina Morais, criadora do projeto No Balaio

Já para a curadora da feira, arquiteta e Especialista em imagem e comunicação, Renata Gadelha, o evento traz a oportunidade das pessoas se encantarem com o tradicional, mas também com o novo DNA criativo da produção artesanal paraibana.

“É com grande satisfação, que a curadoria dos criativos inscritos na feira No Balaio, tem revelado esses talentos locais, expressados em diferentes mídias, com suas identidades particulares, orgulhosas de suas origens, fonte essa de inspiração que ainda tem muito o que fazer brotar, para os que estão começando, e para aqueles que buscam o aperfeiçoamento, seja no produto, seja na construção de marca, apresentação, e comunicação. Depois do afastamento e retorno à casa, uma grata surpresa, e também um aprendizado que se intensifica a cada apreciação de um inscrito nessa produção incrível de No Balaio na Semana Criativa de Verão. Obrigada à Prefeitura de João Pessoa pelo convite, à Karina, criadora deste evento, por me acolher tão bem, me nutrir de informações tão ricas, e por toda a troca neste processo” disse Renata.

Renata Gadelha, curadora da feira No Balaio

Para participar da feira No Balaio no Festival de Verão Cidades Criativas, os expositores devem se inscrever até esta sexta-feira (11) através do link https://bit.ly/Incriçãoedital e caso sejam selecionados pela curadoria, devem fazer o pagamento no valor de R$ 150,00, que garantirá a sua participação nos 4 dias de feira e servirá para cobrir todos os custos do evento.

Vale ressaltar que desde 2019 a feira No Balaio promove a economia criativa, vem aumentando a autoestima e o desenvolvimento dos produtores locais, promovendo a ocupação dos espaços públicos e a sustentabilidade e agora chega, junto com a Prefeitura de João Pessoa e a Unesco, para mais uma vez mostrar a Paraíba em todas as suas cores e encantos.

No Balaio, edição 2019
No Balaio, edição 2020


Thatiane Sonally
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF tem cinco votos para manter prisão de Robinho; julgamento será retomado dia 26

O Supremo Tribunal Federal (STF) registra neste sábado (16) cinco votos para manter a prisão…

16 de novembro de 2024

Em reunião do G20, no RJ, Cícero destaca protagonismo de JP e importância dos municípios nos debates sobre o planeta

O prefeito Cícero Lucena participa, desde a quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, de um…

16 de novembro de 2024

Veneziano destaca protagonismo do Brasil em painel sobre descarbonização na COP 29, no Azerbaijão

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado, participou da COP 29 em…

16 de novembro de 2024

Mixto-PB vence Botafogo-PB e conquista bi paraibano de futebol feminino com show de Tamara

Na tarde dessa sexta-feira (15), o Mixto-PB sagrou-se bicampeão paraibano de futebol feminino ao derrotar…

16 de novembro de 2024

Somente um trecho de praia está impróprio para banho na Paraíba, aponta relatório da Sudema

A Paraíba apresenta apenas um trecho de praia impróprio para banho, conforme o relatório semanal…

16 de novembro de 2024

Trabalhadores e movimentos sindicais protestam contra escala 6×1 em João Pessoa e Campina Grande

Nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, trabalhadores, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos…

16 de novembro de 2024