João Pessoa tem chuvas acima da média histórica, mas Defesa Civil não registra ocorrências graves

PUBLICIDADE

A cidade de João Pessoa registrou, no mês de março, 216,8mm de chuvas, que representa um aumento de 20,9% de pluviosidade acima da média histórica do período, que é de 171,5mm. Os dados são da Estação Meteorológica Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Kelson Chaves, alguns transtornos foram detectados, no entanto, o número está bem abaixo do que o registrado em anos anteriores, a exemplo dos pontos de alagamento, que reduziram bastante devido ao trabalho preventivo que a Prefeitura vem realizando desde fevereiro, quando foi montada a Operação Inverno.

“Há problemas, é claro, mas o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil não para. Todos os órgãos continuam disponibilizando os meios materiais e humanos para a cidade e a população sofram o mínimo de transtornos decorrentes das chuvas. A Defesa Civil continuará atenta para defender a população em risco”, ressaltou Kelson Chaves.

Alerta – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (4) sobre a possibilidade de precipitação entre 20mm a 30mm/hora ou 50mm/dia, baixo risco de alagamento e pequenos deslizamentos. O alerta é válido até as 10h desta quarta-feira (5).

O coordenador da Compdec-JP reforçou que as pessoas devem evitar o tráfego por trechos de alagamento conhecido, o uso de eletroeletrônicos ao relento, o abrigo sob árvores, e abandonar imediatamente locais de risco, como barreiras, encostas e margens de rios a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas.

Operação Inverno – Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a ‘Operação Inverno’ e tem feito ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Seinfra, quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024