João Pessoa tem chuvas acima da média histórica, mas Defesa Civil não registra ocorrências graves

PUBLICIDADE

A cidade de João Pessoa registrou, no mês de março, 216,8mm de chuvas, que representa um aumento de 20,9% de pluviosidade acima da média histórica do período, que é de 171,5mm. Os dados são da Estação Meteorológica Convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Kelson Chaves, alguns transtornos foram detectados, no entanto, o número está bem abaixo do que o registrado em anos anteriores, a exemplo dos pontos de alagamento, que reduziram bastante devido ao trabalho preventivo que a Prefeitura vem realizando desde fevereiro, quando foi montada a Operação Inverno.

“Há problemas, é claro, mas o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil não para. Todos os órgãos continuam disponibilizando os meios materiais e humanos para a cidade e a população sofram o mínimo de transtornos decorrentes das chuvas. A Defesa Civil continuará atenta para defender a população em risco”, ressaltou Kelson Chaves.

Alerta – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na manhã desta terça-feira (4) sobre a possibilidade de precipitação entre 20mm a 30mm/hora ou 50mm/dia, baixo risco de alagamento e pequenos deslizamentos. O alerta é válido até as 10h desta quarta-feira (5).

O coordenador da Compdec-JP reforçou que as pessoas devem evitar o tráfego por trechos de alagamento conhecido, o uso de eletroeletrônicos ao relento, o abrigo sob árvores, e abandonar imediatamente locais de risco, como barreiras, encostas e margens de rios a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas.

Operação Inverno – Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a ‘Operação Inverno’ e tem feito ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Seinfra, quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba não receberá tropas federais no 2º turno das Eleições 2024

O estado da Paraíba não contará com tropas federais no segundo turno das eleições de…

23 de outubro de 2024

Paraíba fica de fora da lista dos estados com municípios mais ricos no agronegócio

A Paraíba não figura entre os estados com os municípios mais ricos do agronegócio brasileiro,…

23 de outubro de 2024

‘Superestrela’ do PSB, João Campos cumprirá agenda em Campina Grande para tentar ajudar Dr. Jhony a vencer Bruno

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), estará em Campina Grande na próxima sexta-feira…

23 de outubro de 2024

Assaltante comete dois roubos a postos de gasolina em Santa Rita em menos de cinco minutos

Um assaltante em uma motocicleta realizou dois roubos a postos de gasolina em Santa Rita,…

23 de outubro de 2024

Em baixa: evento de Marcelo Queiroga com Michelle Bolsonaro foi aquém do esperado

O ato público de campanha de Marcelo Queiroga (PL), candidato à prefeitura de João Pessoa,…

23 de outubro de 2024

Coligação de Cícero pede cassação de Queiroga e Queiroz por abuso de poder e fake news na campanha

A coligação "João Pessoa no Caminho Certo", ao qual o candidato a reeleição Cícero Lucena…

23 de outubro de 2024