João Pessoa registrou média de 29,08 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas – até as 16h desta terça-feira (16). A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) registrou algumas ocorrências relacionadas às chuvas, a maioria de alagamentos pontuais. As equipes seguem em alerta, monitorando as áreas de risco, como barreiras, encostas e margens de rios.
O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, afirmou que as ações preventivas realizadas pela Compdec-JP e pelos demais órgãos da gestão municipal têm evitado grandes transtornos para a população neste período de maior incidência de chuvas. “Nós realizamos um trabalho de prevenção que tem surtido efeito. Os rios estão mantendo boa fluidez e sem sinais de transbordamento até o momento, assim como a rede de drenagem está suportando as atuais condições, embora tenham ocorrido alagamentos em alguns pontos, mas que escoam tão logo as chuvas cessem”, destacou.
Precipitações – A maior precipitação foi registrada no bairro do Cristo, onde choveu 41 mm, seguido do Centro, com 36,6 mm, e Grotão, com 34mm. O menor índice foi no bairro de Manaíra, onde choveu 15,8 mm.
Previsão – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta terça-feira (16), aviso metereológico com previsão de chuvas de 20 mm e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h da quarta-feira (17).
Orientações – Em caso de chuvas fortes, as pessoas devem adotar medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.
A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de ocorrência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo WhatsApp 98831-6885, telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
Trânsito – Para reduzir os transtornos provocados à mobilidade urbana, por conta do acúmulo de água em alguns trechos da cidade, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realiza vídeomonitoramento através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott). Até as 15h desta terça-feira (16), nenhum sinistro de trânsito foi registrado devido às chuvas.
Equipes em campo atuaram no entorno do Viaduto do Cristo (entre os bairros Água Fria, José Américo e Cristo) e na lateral da Cidade da Polícia (Geisel), locais que registram congestionamento por conta de trechos alagados.
Além de disponibilizar o WhatsApp 98760-2134 para que a população envie mensagem e informe qualquer situação de urgência de trânsito, a Semob-JP também utiliza as redes sociais @semobjp (Instagram) e @transitosemobjp (“X”, antigo Twitter) para orientar os condutores em dias chuvosos, visando colaborar com a segurança viária de todos. Entre essas dicas estão: manter a velocidade reduzida; acionar os faróis; não passar em áreas alagadas e respeitar todas as sinalizações.
Infraestrutura – Equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também foram mobilizadas para atuar em pontos da cidade durante o período de chuvas registrado nesta terça-feira (16). Foram realizados serviços de manutenção de limpeza e desobstrução de galerias com remoção de entulhos em locais como Timbó, Expedicionários, Centro, Funcionários, Cruz das Armas, Cabo Branco, Tambaú, Bessa e Manaíra.
Esse serviço contribui para o escoamento da água, evitando alagamentos e sanando problemas em pontos onde foram registrados acúmulo de água.