Empresas de transportes coletivos de João Pessoa colocarão amanhã 16 novos ônibus eficientes em circulação
Os usuários do sistema de transporte coletivo urbano de João Pessoa vão contar com um reforço de mais 16 novos ônibus, todos adaptados para atender os portadores de necessidades especiais e também para garantir melhor acessibilidade à população de modo geral, que foram adquiridos pelas empresas de transporte da capital e que deverão entrar em circulação a partir da quarta-feira (23). A entrega oficial dos novos veículos, contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho, e está prevista para as 10h00 de manhã (22), no anel interno da Lagoa do Parque Sólon de Lucena, no centro da cidade. Com a incorporação desses 16, que além de zero quilômetro, possuem novo design e motorização eletrônica, que causa menos poluição ao meio ambiente, a frota pessoense passará a contar com um total de 58 ônibus acessíveis.
De acordo com diretor-executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, a aquisição desses novos veículos faz parte do compromisso de renovação de frota anual acordado entre as empresas e a Prefeitura, o que tem garantido uma idade média da frota local de apenas 3,8 anos, ou seja, bem mais nova que a frota de várias capitais brasileiras que possuem hoje uma idade média de 5,5 anos. “Com esses novos ônibus a serem entregues agora, chegaremos esse ano a um total de 70 novos ônibus, onde 54 desses já foram colocados em circulação”, destacou Mário.
Além dos elevadores, do novo design e da motorização eletrônica, que polui menos o meio ambiente, todos os 16 novos ônibus possuem itens que melhoram a acessibilidade da população. A porta, por exemplo, é bem mais larga e mede 1,10m, ao invés dos tradicionais 0,90cm dos ônibus convencionais. Os veículos são equipados com uma cadeira especial, mais larga, destinada a gestantes e obesos. Eles também têm corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile (linguagem dos sinais). Os ônibus também já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas. “Isso aumenta, ainda mais, a segurança dos nossos passageiros uma vez que mesmo que o motorista queira dar a partida antes do completo fechamento das portas, o veículo fica travado”, frisou Mário Tourinho.
Dos 16 novos ônibus que entrarão em circulação, quatro pertencem à empresa São Jorge, quatro são da Boa Viagem, três são da Mandacaruense, outros três da Marcos da Silva e mais outros dois da Transnacional. “Com mais essa aquisição, também renovamos o compromisso de oferecer aos nossos usuários, mais conforto, segurança e agilidade durante os seus deslocamentos diários, além de que, ainda mantemos o bom padrão de sistema operacional, uma vez que disponibilizamos uma frota cuja idade média é a mais nova do Nordeste, e uma das mais eficientes do país”, enfatizou o diretor da Transnacional, Alberto Pereira.
As linhas que atuarão, respectivamente, cada um desses veículos novos a serem entregues, também serão divulgada amanhã pelo o departamento de transporte da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa.