Representantes das tribos Tabajaras, do Litoral Sul paraibano, estarão, pela primeira vez, participando dos Jogos Indígenas da Paraíba 2018, que serão abertos oficialmente na próxima quarta-feira (11) na aldeia Tracoeira, localizada no município da Baía da Traição, local onde acontecerá todo o evento durante quatro dias consecutivos. Cerca de 350 índios e índias de tribos das cidades de Marcação, Rio Tinto, além dos que fazem parte da sede, bem como os do município do Conde, que são os Tabajaras, participarão dos jogos.
“Pela primeira vez, os índios das tribos Tabajaras estarão integrados com os Potiguaras nos Jogos Indígenas, que são realizados desde 2012 pelo Governo do Estado. É uma grande festa do esporte, que sempre ocorre no mês alusivo ao dia do índio, que é o mês de abril e todos os anos é numa aldeia de um município diferente, fazendo com que haja um revezamento das sedes”, disse o secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco.
Os Jogos Indígenas da Paraíba terão as seguintes modalidades em disputa: canoagem, cabo de guerra, futebol, futsal, mini-maratona, corrida do toro, arco e flecha e arremesso de lança. “O interessante é que reúne modalidades oriundas dos povos indígenas, com outras convencionais esportivas”, frisou José Hugo, coordenador do evento.
Para Priscilla Gomes, secretária executiva de Juventude, a inserida dos índios Tabajaras no evento dará um brilho a mais. “Participamos de uma articulação junto à prefeitura do Conde para que os Tabajaras pudessem estar inseridos nesse grande evento. Será mais um grande diferencial nessa edição de 2018”, destacou.
PB Agora
Uma colisão entre um carro e um ônibus no início da tarde desta quarta-feira (15),…
A ausência do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), na solenidade de…
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…
Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…
O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…
Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…