Categorias: Paraíba

Jornalista é processado em Cabedelo

PUBLICIDADE

O que teria irritado tanto o prefeito de Cabedelo José Régis, a ponto deste processar o diretor presidente do site Soltando O Verbo, jornalista e radialista Wellington Costa? Esta é a pergunta que todos os cidadãos de bem da pequena cidade de cerca de 50 mil habitantes fazem hoje nas esquinas, nos bares, lanchonetes e praças.
Tendo como base decisão judicial ocorrida no Rio Grande do Sul, que atribuiu a responsabilidade dos conteúdos das mensagens e imagens postadas por terceiros aos diretores da rede social utilizada , José Régis contratou o escritório Sólon Benevides & Walter Agra, um dos mais requisitados do Estado da Paraíba para advogar contra o jornalista e radialista que vem dedicando a vida em prol da cidade que lhe serviu de berço e em prol do seu povo, sofrido e desprezado pelo prefeito que hoje o processa.

Contra Wellington Costa, está a ação d Zzé Régis que pede uma indenização de 16 Mil e Seiscentos Reais, pela acusação de que o jornalista não teria feito nenhuma restrição com relação a alguns comentários feitos por internautas do site Soltando O Verbo.

Para o jornalista e radialista Wellington Costa, o prefeito não assume a sua incompetência em administrar uma cidade de pouco mais de 50 mil habitantes e não tolera críticas nem tampouco oposição a sua forma medíocre e irresponsável de governar. “Gostaria de ter a oportunidade de ensinar ao senhor José Régis como se administra uma cidade com competência e responsabilidade. Infelizmente este senhor pode ser psicólogo de si mesmo, mas não foi capaz ainda de perceber os anseios de um povo que sofre diuturnamente por causa da sua incompetência em administrar uma cidade com respeito aos seus eleitores e cidadãos”, destilou Wellington Costa. Para o jornalista, será preciso que balas assassinas lhe tirem a vida para calar a sua voz em favor de sua gente e ainda assim, seu texto permanecerá para gerações futuras se encorajarem e lutarem pela ética, decência, responsabilidade e respeito para com os cidadãos cabedelenses, por repeito aos cidadãos que já se foram, pela decência pelos que vivem hoje na cidade e pela coragem dos que se tornarão cidadãos de Cabedelo.

Wellington Costa, ao ser informado de que estava sendo processado pelo prefeito José Régis disse ainda que está preparado e se assim for, terão que tirar vários endereços eletrônicos da internet, tais como o Orkut, Twitter, Youtube, etc. Costa disse não ter como controlar a opinião de terceiros e o que eles postam no Soltando O Verbo.

Ações como estas, não são privilégio do Soltando O Verbo. No começo da década de 70, parte dos jornalistas do jornal O Pasquim, foram presos pelo governo militar. Mesmo assim, o Pasquim continuou a funcionar com todo fôlego, e é que pretendemos. Wellington Costa disse que José Régis vem lhe perseguindo desde a Rádio Comunitária Quebra-mar FM, quando ele fazia o programa diário “Chamada e Ação”, do meio dia a uma da tarde, retirado do ar por pressão de Zé Régis.

Recentemente, o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Ramalho Pinto, fez uma queixa crime contra o jornalista na 7ª Delegacia Distrital, insatisfeito com o site Soltando O Verbo. No início da semana passada, o site oficial da Prefeitura traz estampada em sua páginas principal a seguinte manchete: “Presidente do CMDCA contesta ação política do Presidente do Conselho Tutelar I”, presidido pelo jornalista.

Além de professor secundarista com formação em Ciências Biológicas, Wellington Costa começou sua atividade jornalística no final da década de 1980, quando coordenou e dirigiu o jornal quinzenal do Educandário Nordestino Adventista, em Pernambuco. Ao concluir os estudos, voltou pra Cabedelo e foi trabalhar como freelancer na Rádio Tabajara da Paraíba. Coordenou o mensário do PT em Cabedelo, fundou e coordenou o Jornal QTC da Associação de Radioamadores de Cabedelo. É militante do Movimento Nacional pela Democratização da Comunicação. Foi membro da Executiva da Associação Brasileiro de Radiodifusão Comunitária – Seccional Paraíba. Fundador do Jornal mensal do Sindicato dos Ferroviários no Estado da Paraíba. Foi Repórter e Produtor Executivo da Rádio 98 FM e Correio AM. Foi Produtor Executivo, Apresentador de Programa Radiojornalistico e correspondente regional da Rádio CBN. É habilitado em jornalismo pela UFPB e em Radialismo pelo CEFET-PB.

Foi habilitado em radiojornalismo com profissionais da Télévision Suisse Romande, através da Embaixada da Suissa no Brasil, Unesco-Brésil, Commune de Cartigny e Ville de Genève. É fundador do Jornal O Povo e do Site Soltando o Verbo. Recebeu Carta de Elogio do Sistema Correio de Comunicação por sua indicação a opremio AETC de jornalismo no ano de 2002. Esta trajetória não foi por acaso, segue-se a uma folha de serviços prestados em prol da sua comunidade, o que lhe rendeu Votos de Aplausos da Câmara Municipal de Cabedelo e por duas vezes da Assembléia Legislativa da Paraíba, por sua coragem e atuação jornalística na cidade de Cabedelo e região.

”Tenho consciência do nosso papel na cidade de Cabedelo. Sabemos da importância e da responsabilidade em politizar e informar os cabedelenses na busca pela cidadania e não será nenhum político que abalará um portal com mais de 10 mil acessos mensais e único no gênero em toda Cabedelo”, disse Costa.

Wellington Costa aproveitou para mandar um recado para José Régis: “Não vejo problema nenhum em resolvermos este rapidamente este problema. Me comprometo, de público, a não publicar mais nada que incomode, irrite ou desagrade o prefeito José Régis, basta ele administrar a cidade com competência, transparência e respeito aos cidadãos cabedelenses, não fazendo trapalhadas e ficar tentando passar atestado de burrice na população”, finalizou.

Da Redação do Soltando O Verbo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pesquisa PB Agora/Datavox: números da espontânea também confirmam vantagem de César Marques na disputa em Aroeiras

Os resultados da pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB…

21 de setembro de 2024

Apenas um trecho do litoral da PB está impróprio para banho neste fim de semana, diz Sudema

O litoral da Paraíba conta com apenas um trecho impróprio para banho neste fim de…

21 de setembro de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta liderança de César Marques com mais de 4 vezes do total do 2º colocado em Aroeiras

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora e…

21 de setembro de 2024

Gaeco do MPPB pede retorno à prisão de Padre Egídio por descumprimento de medidas judiciais

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba…

21 de setembro de 2024

Filho é preso após matar mãe a facadas na cidade de Montadas

Na noite dessa sexta-feira (20) um homem identificado como Laércio Tomaz da Silva matou sua…

21 de setembro de 2024

EXCLUSIVO: Dono de rede de supermercados seria proprietário do dinheiro apreendido pela PF em avião em Catolé do Rocha

Uma nova reviravolta surge no caso da apreensão de um avião com R$ 100 mil…

21 de setembro de 2024