Categorias: Paraíba

JP é a última entre as capitais do NE em ranking da Qualidade da Informação Contábil

PUBLICIDADE

A capital paraibana aparece em último lugar entre as capitais nordestinas em ranking que aponta a qualidade da informação contábil e fiscal. A liderança na região ficou com a cidade do Recife. A capital pernambucana obteve a pontuação 243,656 na avaliação.

Quando a avaliação inclui todas as capitais do país, a posição de João Pessoa é ainda pior. A cidade aparece na 24ª colocação entre as 26 capitais. A nota máxima no país foi conquistada pela cidade de Belo Horizonte, com 244,897. A capital paraibana obteve apenas 198,559.

Após inúmeros reconhecimentos e premiações conquistadas pelo Portal da Transparência, Recife também obtém destaque pela qualidade da informação contábil e fiscal. A precisão das informações repassadas pelo Recife, à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), rendeu ao município o primeiro lugar, entre as capitais do Nordeste, em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (01.12). O Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da STN criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e estimular a melhoria da qualidade dessa informação.

Recife também ocupa lugar de destaque entre as capitais do país, ficando em segundo lugar, após Belo Horizonte e à frente de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro com uma pontuação 243,656. A nota do ranking leva em conta quatro dimensões de avaliação: contábil, fiscal, gestão da informação e contábil x fiscal. Para este estudo foram analisados os dados referentes ao ano de 2019.

A primeira edição desse estudo foi publicada em 2019 e tomava como base os dados de 2018, considerando apenas informações estaduais. Neste ano, o estudo também avaliou os municípios.

Para o secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, o desempenho do Recife nessa avaliação demonstra a importância dada pela prefeitura à responsabilidade fiscal e à transparência, o que possibilita um acompanhamento da saúde financeira municipal por parte da população. “Esse resultado é muito importante para a gestão porque essa é a primeira vez que a STN avalia os municípios e o Recife estar na liderança, entre os melhores, é uma prova do trabalho sério e consistente que dá exemplo aos demais gestores municipais”, destaca.

Dantas também explica que o município já premiado pela transparência, agora recebe o reconhecimento nacional pela qualidade das suas informações contábeis e fiscais. “Uma gestão para alcançar esse nível de resultado conta necessariamente com uma equipe capacitada e comprometida”, ressalta.

Assessoria
Prefeitura do Recife

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024