João Pessoa está entre as três capitais mais transparentes do Brasil, de acordo com o ranking divulgado nesta terça-feira (29) pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (Gpopai-USP). O município está empatado em primeiro lugar com Rio de Janeiro (RJ) e São Luis (MA), todos com seis pontos.
O resultado foi considerado uma vitória pelo secretário de Transparência de João Pessoa, Eder Dantas. Na última pesquisa divulgada pelo órgão, em 2011, a Prefeitura de João Pessoa ocupava o 24° lugar no ranking das mais transparentes. “Esse avanço é resultado das ações adotadas pela PMJP a partir da implantação da Lei Municipal de Acesso à Informação, em 2013, quando o projeto foi sancionado pelo prefeito Luciano Cartaxo”, disse.
Para a elaboração do ranking, o instituto leva em consideração a quantidade de informações orçamentárias disponíveis, o quanto elas estão acessíveis para a população e a atualização dos dados apresentados. Em todos esses quesitos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa apresentou avanços em relação à última consulta feita pelas entidades. Tudo fruto, segundo Dantas, do respeito da gestão com a qualidade da informação passada ao cidadão.
As informações disponibilizadas nos portais de transparência são as ferramentas para que a população possa acompanhar, de forma detalhada, como os recursos públicos estão sendo aplicados. De acordo com Eder Dantas, deste a entrada em vigor da legislação municipal, tem havido um esforço muito grande para tornar o acesso aos dados da Prefeitura de João Pessoa mais fácil e didático para a população.
Secom/JP
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
O concurso para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Capital…
A preservação da Amazônia e a proteção de terras indígenas têm dado fluxo a uma…
O prefeito Cícero Lucena cumpre extensa agenda em Brasília durante esta semana. Nesta quarta-feira (27),…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 3.212/2024…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…