A Prefeitura de João Pessoa oferta a vacina contra a Covid-19 para todos os públicos a partir dos seis meses de idade e convoca a população para iniciar ou dar continuidade ao seu esquema vacinal. Nesta sexta-feira (17), os imunizantes que protegem contra a doença continuam disponíveis em vários pontos da Capital, incluindo o Centro Municipal de Imunização (CMI), unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais, shoppings e outros espaços direcionados para cada público.
Para que todos tenham acesso às doses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém postos de vacinação abertos das 7h às 22h (consultar horário de funcionamento de cada local no final do texto). Não é necessário realizar agendamento, com exceção dos idosos acamados ou restritos ao leito.
A vacina Pfizer Bivalente está disponível apenas para os idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos e comunidade quilombola. Este imunizante deve ser administrado somente como reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 120 dias da última dose de reforço ou última dose do esquema básico com as vacinas Coronavac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.
Imunocomprometidos – São consideradas imunocomprometidas as pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.
Vacinação domiciliar – No caso dos idosos acamados ou restritos ao leito e assistidos pela Atenção Básica ou pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de João Pessoa, o agendamento deve ser realizado por meio do Disque Vacina (83) 98645-7727, de segunda a sexta-feira, para que sejam imunizados em casa.
Outros grupos – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem tomar a segunda dose após 28 dias ou a terceira dose após 60 dias com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.
Para manter a proteção contra a Covid-19 é importante que as pessoas completem os ciclos vacinais, seguindo o esquema de cada faixa etária. As doses de reforço fortalecem a proteção contra o coronavírus e suas variantes. Com o ciclo completo e nos prazos recomendados, as pessoas estarão com um maior nível de proteção.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Documentação – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial, cartão de vacina, que comprove outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19, e cartão do SUS.
No caso das puérperas, elas precisam apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Já para as gestantes, não é necessário comprovação, mas será necessário assinar declaração disponibilizada no local de vacinação.
Secom
A disputa entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o…
O senador Efraim Filho (União Brasil) estabeleceu um prazo para que a oposição à gestão…
Um homem morreu em um acidente ocorrido neste sábado (28) em Campina Grande, no Agreste…
O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), afirmou ontem, sexta-feira (27), que não tem interesse…
O governador da Paraíba, João Azevedo, comemorou os avanços no setor de habitação no estado…
O radialista Nuclecio Laecio Medeiros foi assassinado a tiros na noite de ontem, sexta-feira (28),…