JP: proprietário de terreno não habitado ou não edificado é responsável pela limpeza do imóvel

PUBLICIDADE

O proprietário de terreno não edificado ou não habitado é responsável pela limpeza do imóvel, conforme o Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 7/ 1995) e o Regulamento de Limpeza Urbana de João Pessoa (Decreto Municipal nº 3.316/1997). A orientação é da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que fiscaliza as condutas irregulares, que são puníveis com multa. Contudo, o proprietário que não está em conformidade com o disposto tem um prazo para se adequar, antes de ser multado.

Segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a obrigatoriedade de limpeza se estende aos inquilinos dos terrenos não edificados e a outros usuários. Ele ressalta que, quando os fiscais da Emlur constatam que a limpeza do terreno não tem sido feita, notificam o proprietário para realizar o serviço em até 15 dias.

“Nosso interesse é manter a cidade limpa. Caso o proprietário não execute o serviço no prazo, será lavrado um auto de infração e concedido prazo de dois dias para realização da limpeza. Se não houver atendimento à determinação, será aplicada uma multa, como medida de disciplina para quem não cumpre com suas obrigações”, destaca Ricardo Veloso. Segundo ele, ainda é preciso dar a devida destinação dos resíduos e comprovar à Emlur.

No ano de 2021, a Emlur emitiu 2.028 notificações em razão da falta de limpeza de terrenos, o que ocasionou a lavratura de 280 autos de infração. Foram aplicadas, ainda, 125 multas de 400 Ufir (Unidade Fiscal de Referência). Atualmente, o valor corresponde a R$ 17.180.

Obrigações – Todo proprietário de terreno não edificado ou não habitado é responsável pelas ações de capinação, drenagem e limpeza. Além disso, deve fiscalizá-lo para impedir que seja usado como depósito irregular de resíduos. Caso isto ocorra por ação de terceiros, a responsabilidade pela limpeza é do proprietário. Quando o descarte irregular ocorre em áreas públicas, as equipes de coleta de entulhos da Emlur é que fazem a remoção dos resíduos.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Emlur, Geraldo Gean, pontua que a mesma punição para o proprietário que não limpa seu terreno é aplicada a quem faz descarte irregular de resíduos nas ruas e terrenos públicos ou privados. “O ato é ilícito e punível com multa. Para verificar esta situação, os fiscais estão sempre nas ruas, para constatar as irregularidades, seja por denúncias da população ou por demanda espontânea”, afirma.

Denuncie – As denúncias sobre terrenos não edificados ou não habitados e com acúmulo de lixo e sobre descarte irregular de resíduos podem ser feitas pelos telefones 0800 083 2425, 3214 7628, 3218-7644 e 3214-7660 para que haja abertura de um protocolo. O contato também pode ser feito pelo programa Prefeitura Conectada.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024