A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai realizar o ‘Dia D’ do Outubro Rosa na Policlínica de Mangabeira. A ação acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 6h, com serviços direcionados à população feminina, encerrando a programação da campanha em combate ao câncer de mama e promoção à saúde da mulher.
O evento terá início com a prática de atividades físicas orientadas pelos profissionais de Educação Física do programa Saúde em Movimento. A partir das 7h30, serão ofertados diversos serviços como consulta com mastologista, atendimento de saúde bucal no Odontomóvel, atendimento nutricional, massoterapia, ventosaterapia, auriculoterapia, inserção de DIU e testes rápidos para ISTs.
O público ainda terá acesso à atualização da caderneta de vacinação, distribuição de preservativos, palestras educativas com temas direcionados à saúde da mulher, chá da tarde, acolhimento com o serviço social e apresentação dos serviços da Ouvidoria da Saúde.
“Com o Outubro Rosa, trazemos para a população a importância da prevenção às doenças, principalmente câncer de mama e do colo de útero, através da conscientização da promoção à saúde. Portanto, por meio de ações como o ‘Dia D’, podemos proporcionar maior acesso dos usuários aos serviços ofertados o ano inteiro para, assim, melhorar sua qualidade de vida”, destacou Danielle Melo, diretora da Policlínica de Mangabeira.
Durante o mês de outubro, outros serviços da Rede Municipal de Saúde também realizaram ações alusivas à campanha de combate ao câncer de mama e promoção à saúde da mulher. Nesta quinta-feira (27) ainda haverá programação do Outubro Rosa nas Unidades de Saúde da Família (USF) Integrada Cruz das Armas III e Colibris III. Já na sexta-feira (28), as atividades acontecem nas USFs Tambiá, Costa e Silva, Valentina Integrada, Roger Integrada e Distrito Mecânico Integrada.
Serviço – Além da intensificação de ações de prevenção ao câncer de mama durante o mês de outubro, a Prefeitura de João Pessoa garante essa assistência também durante os outros meses do ano. Por meio do programa Tudo Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde incentiva que as mulheres residentes na Capital, com idade a partir dos 40 anos, façam o exame de mamografia no mês de seu aniversário.
Para ter acesso ao exame, a mulher deve se dirigir à sua USF, onde receberá a solicitação do médico ou enfermeiro. Com a requisição em mãos, a usuária pode deixar na própria USF para marcar o exame via Regulação Municipal ou se dirigir a um dos serviços de referência para fazer o agendamento da mamografia. São eles: Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), Hospital Napoleão Laureano, Hospital Universitário Lauro Wanderley e Hospital São Vicente de Paulo.
Outro exame importante é a ultrassonografia mamária, que não substitui a mamografia, mas complementa em casos especiais e tem indicação para mulheres abaixo dos 40 anos de idade. Para ter acesso, a usuária também deve passar primeiro por consulta na USF. Com a requisição em mãos, ela pode deixar na unidade para marcar o exame via Regulação Municipal ou se dirigir ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) para agendar o exame.
Secom-JP
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23), a Operação "24 Horas" no município…
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (23) a suspensão…
O Mirante Skybeach, localizado no bairro Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, lamentou profundamente, em…
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) aceitou, neste domingo (23),…
Na manhã desta segunda-feira, um veículo caiu em uma cratera na Av. Diógenes Chianca, no…
O veículo que caiu em uma cratera na Av. Diógenes Chianca, no bairro de Água…