O juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), mandou a Polícia Federal devolver o passaporte apreendido do ex-presidente Lula e retirar o nome dele da lista do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da PF. Com isso, Lula está liberado para viajar ao exterior.
Apolinário derrubou decisão do também juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal, que impediu o petista de viajar na semana passada para a Etiópia, onde participaria de evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Cumprindo a determinação judicial, a defesa do ex-presidente entregou o passaporte dele à Polícia Federal na última sexta-feira (26).
Apolinário argumentou que não há como concluir que Lula pretendesse fugir do país porque já havia comunicado à Justiça a data de sua viagem, antes mesmo de sua condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Segundo ele, o fato de o petista criticar o Judiciário não indica que ele queira pedir asilo político.
Ricardo Leite, que conduz investigação sobre prática de tráfico de influência internacional por Lula, alegou que o ex-presidente poderia pedir asilo político, o que inviabilizaria um processo contra ele. A apreensão do passaporte foi determinada um dia após o ex-presidente ser condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…