Nesta quarta-feira (18), a música “Magia Amarela”, fruto da colaboração entre a paraibana Juliette e a pernambucana Duda Beat, causou alvoroço nas redes sociais devido a alegações de possível plágio do projeto “AmarElo” do renomado artista Emicida, lançado em junho de 2019.
A controvérsia surgiu logo após o anúncio do single nas redes sociais da ex-participante do reality show Big Brother Brasil. Internautas apontaram semelhanças notáveis, como o cenário fotográfico, a tipografia utilizada na arte de divulgação e o conceito geral do trabalho (veja imagem acima).
Evandro Fióti, irmão e produtor de Emicida, não tardou a se manifestar sobre o assunto em uma transmissão ao vivo realizada no Instagram:
“Há bandas de artistas brancos que encontramos em todos os lugares, que mal lançaram um disco e, em um ano, já ganharam um Grammy. Levamos 12 anos para conquistar um Grammy. E o trabalho pelo qual fomos premiados acabou de ser alegadamente apropriado em termos conceituais. Compreende? Imagina a raiva que isso gera? Imagina a vontade que dá de incendiar tudo?”.
Nas redes sociais, Fióti acrescentou: “Conhecem a questão da apropriação e todas as discussões sobre ética? Então, esse mercado tem muito pouco disso. Sem criticar os artistas que admiro. Mas nossos assessores jurídicos vão lidar com isso”.
A canção lançada por Juliette e Duda Beat integra uma campanha de reposicionamento de uma marca não especificada (veja a letra completa da música abaixo). Segundo Fióti, a marca chegou a entrar em contato com Emicida para participar do projeto, mas não houve acordo.
“Esta marca negociou conosco, mas não chegamos a um acordo devido a questões de cronograma, prazo e também financeiras, pois o orçamento que tinham disponível não justificava o trabalho que tínhamos de realizar”.
O projeto de Emicida, intitulado “AmarElo”, engloba três partes: o álbum “Amarelo”, o documentário “Amarelo – é tudo pra Ontem” e o espetáculo ao vivo “Amarelo”.
Em nota, Juliette esclareceu que a música faz parte de uma campanha publicitária e que sua equipe está em contato com os responsáveis para prestar esclarecimentos (leia a íntegra abaixo).
“Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.
As equipes de Emicida e Duda Beat ainda não se pronunciaram.
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…