Categorias: Paraíba

Justiça acata ação do MP e determina que PMJP apresente Plano de Mobilidade Urbana

PUBLICIDADE

A Justiça deferiu liminar requerida pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social da Capital determinando que o Município de João Pessoa apresente, no prazo de 30 dias, as providências adotadas para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, informando quais as empresas contratadas, a data prevista para conclusão, início da implementação e execução do plano e especificando ainda os recursos públicos já investidos e a previsão de investimentos. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária no valor de R$ 5 mil.

A decisão judicial foi expedida pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Antônio Carneiro de Paiva, acatando ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa. O promotor destacou o pioneirismo da ação civil pública e da decisão judicial no Brasil em relação à questão do plano de mobilidade urbana.

João Geraldo destacou que a ação civil foi resultado de um inquérito instaurado pela Promotoria, em março, para apurar se o município tinha o plano de mobilidade, conforme determina a Lei 12.587/2012, que concedeu aos municípios um prazo máximo de três anos para elaborar o plano, sob pena de não receberem recursos orçamentários federais destinado à mobilidade urbana. O prazo expirou no dia 12 de abril deste ano.

Essa lei estabelece que o Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e deve contemplar, entre outros, os serviços de transporte público coletivo, a circulação viária, as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana, a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; e os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana.

Em audiência realizada no dia 5 maio, o promotor João Geraldo perguntou ao superintendente da Semob sobre a existência de um Plano de Mobilidade Urbana no âmbito de João Pessoa. O representante da Semob respondeu que não existe o plano, mas que se encontra em elaboração e que já existem estudos por uma firma contratada pela prefeitura e também recursos aprovados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na decisão, o juiz ressaltou que “a continuidade da omissão, além do desprezo à legislação vigente, impõe prejuízos consideráveis à coletividade que convive diariamente com a insuficiências dos transportes públicos, sistema viário ineficaz e caos no trânsito”.

Recursos

Quanto ao pedido feito pela Promotoria de suspensão da transferência de recursos federais, o juiz entendeu que a própria União, ao tomar conhecimento do descumprimento da legislação, fica autorizada a interromper a transferência, sem precisar de pronunciamento judicial para isso.

O promotor João Geraldo encaminhou ofício ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, informando-o sobre a ação da Promotoria e da decisão judicial e requerendo as providências cabíveis por parte do Ministério das Cidades para fazer valer a Lei 12.587/2012, que determina que após o prazo de três anos para elaboração do plano de mobilidade, os municípios ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência da lei.

A Promotoria também encaminhou ofícios ao presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Aroldo Cedraz, e ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, Artur Cunha Lima sobre o requerimento feito ao Ministério das Cidades.

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno nomeia mais auxiliares na Prefeitura de Campina; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025