Na tarde desta quarta-feira (12), o juiz Roberto César, da 1ª Vara Mista de Itaporanga, no Vale do Pianco, determinou a abertura das salas no prédio da Prefeitura de Boa Ventura, no Vale do Piancó. De acordo com informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MP), cerca de R$ 500 mil em espécie estariam em um cofre da prefeitura.
Desde o período da manhã de hoje, membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e auditores do TCE-PB estariam sendo impedidos de realizar inspeção no local para comprovar e contabilizar a existência da quantia.
Em sua decisão, caso haja resistência ao acesso, o juiz Roberto César determinou o arrombamento do prédio para que a diligência seja feita com o apoio da Polícia Militar. “A informação de vultoso valor em espécie na sede da Prefeitura Municipal implica em gestão temerária. (…) O passo inaugural da investigação é analisar os documentos que vêm sendo negado acesso aos auditores do TCE pela Prefeitura de Boa Ventura”.
Entenda:
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba teria identificado a existência de R$ 500 mil em espécie em um cofre no interior da Prefeitura de Boa Ventura. Auditores estiveram no local, mas não tiveram acesso ao cofre.
Ainda segundo o relatório do TCE-PB, servidores responsáveis pela abertura do objeto não teriam atendido ao chamado dos auditores. A Polícia Militar foi acionada e na sequência o MPPB solicitou à Justiça a abertura do cofre.
Mais informações ainda estão sendo apuradas.
PB Agora