O juiz eleitoral Gustavo Camacho Meira de Sousa, da Comarca de Teixeira, aplicou uma multa no valor de 15 mil reais ao prefeito de Matureia, Daniel Dantas Wanderley(PSB), ao pré-candidato da cidade Francisco José do Nascimento(Chico Mané) do PSB, e mais três correligionários por propaganda antecipada.
O grupo patrocinou a realização de uma quadrilha junina cujo nome era VELHO CHICO. Na ocasião, camisetas foram distribuídas.
O emblema usado nas blusas era alusivo à novela Velho Chico da Rede Globo, mas o magistrado Gustavo Camacho entendeu que na verdade se tratava de propaganda antecipada com base na Lei 9.504/97, Lei das Eleições. A camiseta na realidade tinha alusão flagrante ao nome do pré-candidato.
O grupo ainda realizou carreata pela cidade e inúmeras apareciam usando a blusa padronizada. O flagrante foi maior no cartaz utilizado para divulgar a quadrilha junina onde o girassol, símbolo do PSB na Paraíba, foi usado.
Os outros três multados foram o advogado da coligação Álvaro Dantas, Diego Leite Wanderley(PSB), candidato a vereador, e ainda a pré-candidata a vice Taciana Wanderley Guedes(PSB). A multa de 15 mil reais foi aplicada para cada condenado na ação.
O juiz também proibiu a utlização da camiseta e determinou que todos se abstenha de prática ilícita antes do prazo permitido por lei para realização de propaganda eleitoral.
A ação foi impetrada pelo grupo liderado pelo pré-candidato a prefeito, Zé Pereira, ex-prefeito da cidade.
A notícia foi veiculada na imprensa local, no blog da Burra Branca, popular na região de Matureia.
Redação