Categorias: Paraíba

Justiça Federal decide suspender direitos políticos de Sara Cabral por cinco anos

PUBLICIDADE

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral teve os direitos políticos suspensos por cinco anos por decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5). O acórdão foi publicado na última sexta-feira no Diário da Justiça. Com a decisão, ela não poderá concorrer a cargos eletivos nos próximos oito anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
 

Sara respondeu a uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal. De acordo com o processo, o município de Bayeux firmou Termo de Responsabilidade com o Ministério da Assistência Social para a execução de medidas de combate à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. O convênio foi orçado em R$ 41.400,00. As contas de Sara foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União.
 

Ela foi condenada por não prestar contas, por ausência de licitação e por aplicação irregular de verbas públicas. Para o TRF, as provas apresentadas nos autos mostram que houve dano ao erário decorrente da não aplicação regular dos recursos públicos.

“Deixar dolosamente de prestar contas, quando elas se impunham, configura ato de improbidade administrativa”, disse o relator do processo, desembargador federal Francisco Cavalcanti.
 

Além da suspensão dos direitos políticos, Sara Cabral foi condenada ao ressarcimento integral do dano (R$ 41.400,00), pagamento de multa civil no valor do dano e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos.
 

Esposa do deputado Domiciano Cabral, ela disputou as eleições de 2012 em Bayeux, tendo obtido 14.064 votos. A candidatura dela foi impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. O mais votado no pleito foi o ex-prefeito Expedito Pereira, que assumirá o cargo de prefeito a partir de 1º de janeiro de 2013.

 

 

 
JPB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024

João tacha de ‘factóides da oposição’ os argumentos que visavam forçar convocação de tropas federais para eleições em JP

O governador João Azevêdo (PSB) classificou como "factoides" os argumentos usados por candidatos da oposição…

16 de setembro de 2024

Cabo Gilberto desafia decisão judicial e afirma que PL não seguirá na coligação com Nilvan em Stª Rita

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) declarou, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao programa Arapuan…

16 de setembro de 2024