Categorias: Paraíba

Lei do vereador Bira institui o Forró como patrimônio imaterial do município de João Pessoa

PUBLICIDADE

O mês de junho, em toda a região Nordeste brasileira, é marcado pela alegria e descontração dos festejos juninos, onde são enaltecidas as nossas tradições populares, seja através de comidas e bebidas típicas, da dança e da música em seus mais variados ritmos. No campo musical, o autêntico forró pé-de-serra tem sido um desses símbolos que bem representam a nossa cultura regional. É como forma de resguardar a importância desse ícone que traduz as verdadeiras raízes nordestinas, na capital paraibana, a Lei de Nº 12.356/2012, de autoria do vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT), instituiu o registro do “Forró” como patrimônio imaterial do município de João Pessoa.

“Essa foi uma forma de contribuirmos com a valorização desse importante ícone das nossas raízes culturais, para que novas gerações possam não só conhecer, mas também reconhecer o nosso autêntico forró como patrimônio imaterial do município”, destacou o parlamentar pessoense, que ao longo dos seus dois mandatos na Câmara Municipal de João Pessoa, tem sempre mantido diálogo com vários integrantes da cultura nordestina levando apoio e incentivo de preservação e valorização da cultura musical e dos artistas locais comprometidos com a causa e comemorações de datas oficiais ligadas à Cultura do Forró.

Bira inclusive esteve reunido com representantes da Associação dos Forrozeiros Pé-de-Serra do Estado da Paraíba, onde se inteirou das projeções de atividades e ações para 2015 da entidade cultural e reafirmou seu compromisso de luta para fortalecer e alavancar a Cultura Nordestina.

No momento, o gabinete do parlamentar também tem participado diretamente das reuniões de organização do Encontro Nacional para Salvaguarda das Matrizes do Forró, previsto para acontecer nos dias 23 e 24 de julho, e que tem a frente da sua organização a Associação Cultural Balaio Nordeste (A.C.B.N). O evento pretende elevar agora as discussões sobre a preservação do Forró como patrimônio imaterial brasileiro, com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae – PB).

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno nomeia mais auxiliares na Prefeitura de Campina; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025