A Paraíba o tempo todo  |

Lei prevê vagas no serviço público para pessoas com Síndrome de Down

Lei prevê reserva de vagas no serviço público para pessoas com Síndrome de Down em JP

Comissão de Finanças dá parecer favorável à reserva de vagas para pessoas com Síndrome de Down em concursos públicos

Projeto de Lei foi apreciado na manhã desta segunda-feira (15) e teve voto favorável de forma unânime

A reserva de, no mínimo, 2% das vagas em concursos públicos municipais para pessoas com Síndrome de Down, como dispõe o Projeto de Lei (PL) 076/2017, teve parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O projeto teve voto favorável de todos os membros da comissão durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15).

O vereador Dinho (PMN) elogiou a iniciativa proposta por Bruno Farias (PPS). “É um projeto de grande relevância. Bruno foi muito feliz em apresentar esse projeto, que está em concordância com a Constituição Federal. Meu parecer é favorável”, afirmou o parlamentar, acrescentando o parecer favorável da matéria na Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ).

Helton Renê (PC do B) destacou a importância do mérito da matéria e perguntou ao autor do projeto, que não integra a comissão, mas estava presente na reunião, como ele chegou ao percentual de 2%. “Claro que projetos dessa natureza só trazem equidade no ingresso dessas pessoas ao serviço público, tratando os desiguais de forma desigual. É fundamental no universo em que vivemos. Gostaria de saber como se chegou à porcentagem de 2%”, indagou.

“Na realidade, a porcentagem utilizada foi fruto de um critério já aprovado da Lei Federal relacionada. Estamos apenas a regulamentar, no âmbito municipal, uma lei que está em pleno vigor no país”, explicou Bruno Farias.

Além de Dinho e Helton Renê, os vereadores Damásio Franca (PP), Eduardo Carneiro (PRTB) e o Bispo José Luiz foram favoráveis ao projeto de Bruno Farias.

Discussão da LDO

O vereador Dinho aproveitou a reunião para convocar a sociedade para comparecer às discussões da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício financeiro de 2018, que vão acontecer nesta quarta (16) e quinta-feira (17), às 10h. “Gostaria de convidar a sociedade civil organizada para discutir e debater, junto com secretários e vereadores, as metas a serem atingidas em 2018 para cada pasta”, destacou o relator da LDO.

Dinho também destacou que cada vereador tem direito a elaborar cinco emendas à LDO, assim como a Comissão de Orçamento e a de Justiça. Ele enfatizou que o prazo para a entrega das emendas é 31 de maio, até 17h, em seu gabinete. O relator da LDO estima que na primeira semana de junho já tenha o relatório pronto.


Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe