As licenças ambientais para comércios e serviços da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), solicitadas à Divisão de Análise e Licenciamento, passaram a ser emitidas, a partir desta semana, em menos de 24 horas, no portal da Prefeitura de João Pessoa. O processo passou a ser todo digital, agilizando a autorização da atividade econômica, sem que o empresário e empreendedor precise se deslocar até a sede da Semam.
A licença ambiental será emitida em menos de 24 horas após o pagamento da guia que o empreendedor encontra no seu processo. Assim que for comprovado o pagamento, a licença estará disponível no processo do empreendedor, na aba documentos. Ele poderá salvar o documento no celular, imprimir e afixar no seu estabelecimento, em local visível, como determina a legislação. Essa licença poderá ser cancelada posteriormente, caso o estabelecimento seja flagrado descumprindo a legislação ambiental ou a documentação, apresentada no processo, esteja irregular. É preciso que todos os documentos sejam apresentados pelo empreendedor no processo e que estejam de acordo com as normas.
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, destacou que o objetivo desse novo formato de licenciamento é agilizar o processo para os empreendedores. “A Prefeitura já está toda online e, com esse formato da emissão da licença ambiental em menos de 24 horas, estamos facilitando o trabalho do empreendedor, que poderá abrir seu estabelecimento de forma mais ágil. É uma nova maneira de tratar o empresário, depositando confiança nas informações declaradas”, afirmou.
Para licenças de comércio e serviços o empresário deverá protocolar, baseado na atividade principal do seu cartão CNPJ, onde informará, no sistema, se pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é uma licença Simplificada ou de Operação.
Como emitir a licença
Para emissão da licença ambiental, o empreendedor deve acessar o portal da Prefeitura de João Pessoa (joaopessoa.pb.gov.br) e clicar no link Licenciamento na aba da Prefeitura Conectada. Ao clicar no link, o cidadão deve se cadastrar ou fazer o login, caso já esteja cadastrado. Depois de fazer o login, o empreendedor terá acesso aos serviços disponíveis, de acordo com o licenciamento que queira solicitar.
PB Agora
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…