A vice-governadora Lígia Feliciano participou, nesta sexta-feira (2), no Hemocentro de Campina Grande, do lançamento da campanha “Junho Vermelho”, com o objetivo de conscientizar a população para doação de sangue e garantir o aumento do estoque durante este mês. Com o tema “Eu só quero um doador que acabe meu sofrer…Doe sangue!”, a campanha vai fazer também mobilizações no Parque do Povo, Sítio São João, Distrito de Galante e Salão do Artesanato.
“Historicamente, em junho, há uma redução no número de doadores e o aumento de atendimento nos hospitais. A campanha quer mudar este quadro com a conscientização das pessoas até nos locais dos festejos juninos. Quero parabenizar os funcionários do hemocentro e fazer um convite para quem puder faça a doação de sangue. É um ato de cidadania e, principalmente, de amor, pois sangue é vida. Cada uma fazendo a sua parte o mundo fica bem melhor”, ressaltou Lígia, que conversou com doadores e agradeceu pelo ato de solidariedade.
Por sua vez, a chefe de Ações Estratégicas do Hemocentro de Campina Grande, Lúcia Araújo, revelou que também vão ser visitados hotéis e pousadas com o objetivo de conscientizar os turistas a fazer a doação de sangue. “Antes de cair no forró, é importante também que o turista possa fazer a doação e ajudar a salvar a vida de outra pessoa que precise”, destacou Lúcia.
Durante o lançamento, houve apresentação do poeta Francinaldo, do sanfoneiro Fabiano Guimarães e trio de forró, além de servido um café da manhã com comidas típicas. Participaram também da solenidade o deputado federal Damião Feliciano, a diretora administrativa do Hemocentro, Ilmar Falcão, demais funcionários e doadores.
Além dos postos de coleta, as pessoas podem doar sangue diretamente no Hemocentro de Campina Grande, localizado na rua Eutécio Vital de Ribeiro, s/n – Catolé, ao lado do Terminal Rodoviário de Passageiros Argemiro Figueiredo. Fone (83) 3310-7130.
CONDIÇÕES PARA SER DOADOR
– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Redação