O deputado Lindolfo Pires (DEM) protocolou, na tarde desta quarta-feira (15), denúncia no Ministério do Trabalho contra a demissão de mais de 80 funcionários protempore, praticada pelo Governo do Estado da Paraíba no município de Sousa.
A denúcia foi entregue pessoalmente pelo parlamentar ao Procurador do Trabalho,Eduardo Varandas, que prometeu providenciar soluções enérgicas sobre o caso.De acordo com o deputado, o governador José Maranhão (PMDB) autorizou a demissão de mais de 80 funcionários do Hospital Regional de Sousa sem nenhuma explicação, em contrapartida contratou mais de cem servidores para substituir o quadro de pessoal do Hospital.
“Mais de 80 pessoas foram afastadas e impedidas de entrar no Hospital sem nenhum tipo de documento que justificasse a demissão, todos os funcionários passam agora por necessidade já que se tratava de chefes de família” disse.
Conforme o parlamentar, e o próprio Ministério do Trabalho, a justiça entende que qualquer funcionário protempore só poderá ser demitido em três situações, são elas: 1 – cometer um ato de irregularidade/ 2 – através de um inquérito administrativo/ 3 – através de preenchimento do cargo por concurso publico.
“Nenhuma dessas situações foi a motivação da demissão dos protempores em Sousa, então não há justificativa para a demissão dos servidores e enquanto não houver nenhum desses casos, essas pessoas tem o dever de permanecer trabalhando”, esclareceu.
Preocupação
O parlamentar revela que, além de pessoas necessitadas terem sido retiradas da função sem as devidas explicações, pessoas sem experiência foram contratadas para assumir os postos, o que pode ocasionar um risco a saúde dos pacientes.
PB Agora
I. Introdução à Importância das Habilidades Linguísticas no Mercado de Trabalho Global No mundo interconectado…
A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…
Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…
A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…
No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…
Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…