O prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama Maísa Cartaxo participaram, na tarde desta sexta-feira (11), da Procissão do Encontro, no Centro da Capital. O prefeito assistiu a missa celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, na Igreja da Misericórdia, e acompanhou a Procissão dos Passos até o grande encontro com Nossa Senhora das Dores, na Praça João Pessoa.
“Estamos próximos de finalizar a Quaresma, que é um período de oração e reflexão intensa, e também um momento de preparação para a Páscoa. Este é um tempo de pedir paz e proteção para as nossas famílias e para toda a cidade de João Pessoa”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Precisamos fortalecer a nossa fé em Deus e é isso que busco nesta procissão, da qual participo todos os anos como cristão”, contou.
O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, afirma que a comunidade cristã vive um momento de clamor pela humanidade. “Pedimos o fim da violência, o bem de todas as famílias e também a capacidade de fazer parte da mudança do mundo. Precisamos ter em nós o espírito solidário”, afirmou. O religioso ainda defendeu a família como espaço para início destas mudanças. “A família é a igreja doméstica e um espaço fundamental para reforçarmos nossos valores cristãos”, destacou.
Conforto – Para os fiéis, a Procissão do Encontro é um momento de muita paz e conforto. É o que busca dona Terezinha França, de 66 anos, que todos os anos acompanha o cortejo vestindo branco e de pés descalços. “Meus pais me traziam desde bem pequena e nunca abandonei a tradição. Sinto-me realizada quanto estou aqui porque é um momento de muita gratidão pelas graças que já alcancei”, afirmou.
Mas o evento religioso também tem conquistado novos adeptos. É o caso das irmãs Nazaré, de 68 anos, e Heronice Santos, de 74. “Vim ano passado pela primeira vez e gostei muito, por isso este ano trouxe a minha irmã”, contou Nazaré. Heronice se disse feliz por ter aceito o convite. “É um momento de muita paz, amor e reflexão e nós precisamos muito de tudo isso”, afirmou.
Procissão – A Procissão marca o encontro entre o Senhor Jesus dos Passos, que parte da Igreja da Misericórdia, e Nossa Senhora das Dores, que sai da Igreja do Carmo. As duas imagens se encontram na Praça João Pessoa e seguem de volta à Igreja do Carmo, onde o arcebispo Dom Aldo encerra a pregação.
“O encontro entre Maria e Jesus representa a humanidade em estado de pacificação e superação das manchas provocadas pela maldade. O retorno aos braços da mãe também simboliza o quanto precisamos de alento e de pessoas experientes que nos acolham e nos guiem. É uma mensagem de paz e de esperança”, explicou Dom Aldo.
Secom/JP