Categorias: Paraíba

Mãe Penha de Iemanjá recebe cidadania pessoense na CMJP

PUBLICIDADE

 A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou, na tarde desta quarta-feira (2), o Título de Cidadã Pessoense à presidente da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros da Paraíba (FCAB-PB), Maria da Luz da Silva, conhecida como Mãe Penha de Iemanjá. O vereador Sérgio da SAC (SD) propôs a homenagem e a sessão solene que aconteceu no Plenário da Casa.

 

O propositor da homenagem apresentou um histórico da trajetória de vida da nova cidadã pessoense. Ele destacou o trabalho social realizado por Mãe Penha de Iemanjá e cobrou o fim da intolerância religiosa.

 

“Estimada nova cidadã pessoense, sabemos que existem muitos intolerantes religiosos mas precisamos esclarecer que os praticantes das religiões de matizes africanas não são pessoas do mal. São pessoas que acreditam em Deus e sabem que devemos amar ao próximo acima de tudo. Creio que todas as religiões são de Deus. Sou contra todo tipo de injustiça. Não podia deixar de homenagear essa mulher guerreira, que luta por sua religião e realiza um grande trabalho social em nossa cidade, auxiliando a vida de tantas crianças carentes. Ela também consegue reunir mais de 130 mil pessoas todos os anos, no dia 8 de dezembro, na orla da nossa cidade, para reverenciar Iemanjá e propagar a religião que acredita. Creio que Deus existe em cada um dos seres humanos, como bom exemplo, temos essa nova cidadão pessoense. Obrigado Mãe Penha por todo seu trabalho e no dia 8 estarei com vocês na Praia de Tambaú”, discursou Sérgio da SAC.

 

O vereador Chico do Sindicato (PP) usou a tribuna para destacar a longa amizade que firmou com Maria da Luz da Silva quando junto trabalharam na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Maria da Luz é uma pessoa humilde e de coração aberto. É uma grande satisfação está nesta homenagem a essa grande companheira com quem limpei o chão da universidade. Hoje estou aqui como parlamentar e você recebendo a cidadania pessoense concedida por esta Casa”, comentou.

 

O diretor de Comunicação da FCAB-PB, Elialdo Silva, falou que as religiões de matizes africanas são excluídas das ações sociais realizadas no Brasil, enquanto algumas religiões são privilegiadas. Ele então cobrou que “um país que se diz laico” ao menos respeite todas as religiões. Sobre a homenageada, Elialdo enfatizou a tenacidade com ela luta pelo respeito as religiões de matizes africanas, sempre com muita humildade e competência.

 

Mãe Chaguinha de Oxum disse que a homenageada é uma mulher de pulso firme que todos aprenderam a amar e respeitar. Já Iara Oliveira, a filha mais nova de Mãe Penha, falou por toda família. “Somos muito felizes com nossa mãe, que é a melhor do mundo. Por todos os caminhos que ela andar estaremos ao seu lado sempre. Obrigado ao vereador por esta homenagem e a todos pela presença neste momento tão especial”, disse Iara.

 

Mãe Penha de Iemanjá agradeceu a Deus, ao vereador e a todos que contribuíram com a sua jornada. Ela lembrou que criou dez filhos e cria 18 netos com pulso firme para transformá-los em cidadãos corretos e livres dos perigos do cotidiano. Destacou seu trabalho social e afirmou que quem crê em Deus não faz mal a ninguém.

 

“Faço meu trabalho por amor e com dignidade. Comecei atendendo 10 crianças e este ano consegui presentear, no dia 12 de outubro, 384 crianças. Todos os presentes comprados por mim. Recebi doação de salgadinhos e bolo para o lanche de todos mas nunca anunciei meu trabalho para a mídia porque o mais importante é o amor com realizo essas ações. Preciso dizer que dentro da nossa religião ninguém pratica o mal. Faz o mal quem pratica as violências que vemos em nossa sociedade. Quem tem fé em Deus não faz mal a ninguém Aprendamos a amar a Deus todo poderoso e sigamos com amor e respeito. Obrigado a Sérgio da SAC por essa homenagem e a todos por contribuírem com a minha trajetória”, agradeceu Mãe Penha.

 

A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional e da canção “Meu Sublime Torrão”, o hino oficial popular da cidade de João Pessoa. O grupo de capoeira “Angola Palmares”, do bairro do Róger, fez uma apresentação.

 

Sobre a homenageada

Mãe Penha de Iemanjá é natural de Sapé e iniciou sua caminhada nos movimentos religiosos Afro-Brasileiros aos 12 anos de idade, quando recebeu seu chamado espiritual. Atua, através da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros da Paraíba, na organização da Festa de Iemanjá, uma das maiores manifestações culturais da Capital. Ela realiza anualmente a lavagem das escadarias da Basílica de São Pedro e promove ações voltadas para o público infantil da sua comunidade. Residente na Capital paraibana desde 1963 e atuou durante 32 anos no quadro de pessoal da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR).

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024