Representantes do Trade Turístico Paraibano (hoteleiros, empresas de receptivos e prefeituras) participaram, nessa terça-feira (6), no auditório do Hotel Nord Luxxor Cabo Branco, em João Pessoa, de uma reunião para a apresentação do balanço das ações de divulgação, promoção e capacitações desenvolvidas ao longo de 2022.
Através do trabalho direto do Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur,) o ‘Destino Paraíba’ foi apresentado à cerca de três mil de agentes de viagens e operadoras de turismo de todo o Brasil em ações exclusivas da Paraíba, sendo que cerca de dois mil profissionais estiveram no estado, conhecendo todas as belezas e atrativos. Vale ressaltar que é o primeiro ano com a pandemia da Covid-19 sob controle e o Turismo em plena recuperação, apresentando números superiores aos de 2019.
A apresentação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, mostrou que o trabalho realizado semi-presencialmente junto aos agentes de viagens, em 2020 e 2021, foi fundamental para o início da retomada em 2022. A executiva paraibana explicou que dentro do possível, o Destino Paraíba continuou a ser divulgado e as capacitações de agentes de viagens ocorreram por webinários e reuniões on-line.
Em 2022, houve um implemento significativo na realização de famtours (familiarização turística) com agentes de viagens e operadores brasileiros. Os profissionais tiveram durante um período a oportunidade de conhecer os principais roteiros turísticos do estado.
“Este ano, conseguimos atrair eventos de grande porte para nossa capital, movimentando o nosso Centro de Convenções. Reunimos agentes de viagens de vários estados brasileiros e, além disso, promovemos famtours com as operadoras e voltamos a convidar jornalistas especializados em turismo e influenciadores digitais para conhecer novos roteiros turísticos”, revelou. A PBTur trabalha com a filosofia de divulgar todos os roteiros do estado, não só do Litoral.
A executiva paraibana lembrou que o Destino Paraíba esteve em todos os grandes eventos realizados no Brasil com estande próprio. “Importante ressaltar a parceria forte que temos com a Secretaria de Turismo de João Pessoa e com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, que estiveram com a PBTur em todos os eventos realizados esse ano. Tivemos também apoio da Fecomércio-PB, do Sebrae-PB e de outras prefeituras. A união de todos, tem feito a Paraíba avançar muito no turismo”, ressaltou Ruth Avelino.
Programação para 2023
Durante o evento dessa terça-feira, a presidente da PBTur apresentou a programação de feiras, eventos nacionais e internacionais de Turismo, capacitações e roadshows previstos para o próximo ano a serem promovidos pelo Governo do Estado, través da PBTur, com o apoio de representantes do trade paraibano.
O secretário municipal de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, informou que a capital paraibana vai ter uma ação de divulgação individualizada. Segundo ele, a proposta é que João Pessoa participe de três grandes eventos com estande próprio. A presidente da PBTur apoiou a decisão, argumentando que a capital paraibana vem despontando muito fortemente no cenário nacional como um destino turístico consolidado, assim como outras capitais brasileiras.
Outra ação prevista para 2023, da parte do Governo do Estado, por intermédio da PBTur, é intensificar a divulgação e massificação dos voos entre João Pessoa e Buenos Aires (internacional) e das cidades do interior dos estados do Sudeste e Centro-Oeste. “Estaremos em todos os grandes eventos no Brasil e nos países estratégicos, como Argentina e Portugal. Promoveremos ações exclusivas da Paraíba com as maiores operadoras de turismo nacionais e esperamos incrementar ainda mais o fluxo de turistas para nosso estado”, finalizou a executiva.