Apenas no ano de 2015, as ações da política de segurança alimentar desenvolvidas pela prefeitura da cidade de João Pessoa já serviram 460 mil refeições às populações em situação de insegurança alimentar. Para se ter ideia do que esse número representa, esse montante equivale a soma do número de moradores dos 20 bairros mais populosos da capital.
Para atingir essa quantidade de pessoas, a política de segurança alimentar de João Pessoa baseia-se em três pilares: os restaurantes populares, as cozinhas comunitárias e o banco de alimentos. Atualmente estão em funcionamento dois restaurantes populares, cinco cozinhas comunitárias e um banco de alimentos que atende 110 associações de bairro.
Outro aspecto relevante do sucesso da política de segurança alimentar de João pessoa é a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A titular da Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), Maria Lúcia Silva, explica que o PAA é um programa de compras governamentais que possibilita aos agricultores familiares a venda de produtos para o governo.
O objetivo do PAA é garantir a oportunidade aos agricultores familiares de melhorar a renda, além de proporcionar às populações em vulnerabilidade social acesso a alimentos de qualidade na quantidade necessária. “O PAA não apenas destina alimentos a quem mais precisa, mas também beneficia a agricultura familiar”, finaliza Maria Lúcia.
Ainda dentro da política de segurança alimentar encontram-se os restaurantes populares, que são destinados ao preparo e à comercialização de refeições adequadas e saudáveis a preços acessíveis. Esses equipamentos geralmente estão localizados em grandes centros urbanos, em regiões de grande movimentação diária de trabalhadores de baixa renda. Já as cozinhas comunitárias assistem famílias em situação de vulnerabilidade social. Algumas vezes, os usuários são indicados pelos profissionais de saúde que atendem as comunidades.
Já o Banco de Alimentos é abastecido com produtos oriundos da agricultura familiar e fornece alimentação para 113 associações de moradores em João Pessoa. Essa distribuição corresponde a um montante de 50 toneladas de vegetais por semana, produzidos por 323 agricultores familiares de quatro cidades paraibanas.
Secom-PB