Categorias: Paraíba

Mais de 50% dos municípios da PB optaram por parcela única do 13º

PUBLICIDADE

O pagamento do extra de 1% referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) recebido pelas prefeituras na semana passada foi fundamental para que 97,5% das gestões paraibanas garantissem o pagamento do 13º salário aos servidores municipais. Os recursos também foram imprescindíveis para que 65,6% dos prefeitos fechassem o ano com a folha de dezembro em dia, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ainda em relação ao pagamento do 13º salário, foi constatado que 54,4% dos municípios pesquisados optaram pela parcela única. Para esses, 73% farão o pagamento único até 20 de dezembro. Por outro lado, dos municípios pesquisados, apenas 8% disseram que vão atrasar o pagamento. Dos municípios que optaram por parcelar o pagamento do 13º salário, um total de 94,4% responderam já ter pago a primeira parte e 4% disseram pagar até o dia 20 de dezembro.

“A pesquisa feita pela CNM mostra como esse recurso extra foi fundamental para que os gestores pudessem pagar o 13º. Isso demonstra como as prefeituras estão endividadas ou no limite financeiro para o cumprimento de suas obrigações. Precisamos rever nosso pacto federativo para garantir que a partilha de recursos seja justa para todos os entes”, comentou George Coelho, presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).

Segundo o estudo, diante do cenário financeiro e do aumento de responsabilidades aos municípios, uma das soluções encontradas para não ocorrer o atraso da folha de pagamentos de pessoal é a postergação dos pagamentos a fornecedores. Na Paraíba, 65% dos municípios pesquisados disseram que estão em atraso com o pagamento.

Dentro desse processo de dificuldade financeira, 28,8% disseram que não conseguir fechar as contas este ano, mesmo tendo adotado medidas de economia. Das prefeituras ouvidas, 99 disseram que reduziram o quadro de funcionários; 55 desativaram veículos; 37 desativaram equipamentos; 51 alteraram o horário de expediente, 125 reduziram despesas de custeio; 13 reduziram salários dos prefeitos e vereadores; 102 reduziram cargos comissionados e 12 chegaram a suspender prestações de serviços como a coleta de lixo.

 

Redação com PMJP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lucas diz estar preparado para assumir gestão estadual caso João decida buscar Senado: “Governo continuará no mesmo ritmo”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), declarou nesta quinta-feira (9) estar pronto para assumir…

9 de janeiro de 2025

Mais de 90 pessoas morreram vítimas da Covid-19 na Paraíba em 2024

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira (9), o Boletim Epidemiológico de…

9 de janeiro de 2025

Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix

O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação…

9 de janeiro de 2025

Prestes a ser transferido para o Santos, Thaciano apresenta ao PB Agora, projeto de complexo esportivo em Campina Grande

Prestes a ser transferido do Bahia para o Santos, o  meio-campista Thaciano anunciou a construção…

9 de janeiro de 2025

Governo pagará R$ 60 mil a famílias de crianças afetadas pelo Zika; entenda como solicitar

Medida provisória publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União autoriza o pagamento, por…

9 de janeiro de 2025

Efraim não se opõe a federação entre União Brasil, PP e Republicanos e destaca boa relação com Aguinaldo Ribeiro e Hugo Motta

O senador Efraim Filho (União Brasil) revelou nesta quinta-feira (9) a possibilidade de uma aliança…

9 de janeiro de 2025