Superação, esforço, busca por medalhas, quebra de recordes, integração e conquista de um lugar no pódio em três dias de disputas. A 2ª edição dos Jogos Universitários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve início na manhã desta quarta-feira (25) com as competições e seguem a todo vapor revelando talentos e incentivando a prática dos esportes no âmbito da Instituição.
Mais de 500 atletas dos oito câmpus da UEPB, distribuídos em 15 modalidades, estão participando dos jogos. As disputas acontecem nas modalidades, Atletismo, Badminton, Jiu-jitsu, Natação, Tênis de mesa, Xadrez, Basquete 3×3, Futsal, Voleibol, Beach Tênis e Vôlei de Praia.
Realizado pela da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), em parceria com a Pró-reitoria Estudantil (PROEST), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CAs), com apoio de Direções de Centros e Coordenações de cursos, os jogos acontecem nas instalações do Departamento de Educação Física, assim como em outros espaços parceiros da UEPB, em Campina Grande, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e Parque da Liberdade. Todos os atletas que estão disputando essa fase final dos Jogos, passaram pela seletiva realizada entre 1º e 26 de agosto em todos os câmpus da Instituição.
Para esta 2ª edição mais de 500 atletas foram classificados para a etapa final. Somente do Câmpus I, mais de 200 atletas estão participando das competições e cerca de 250 vieram dos demais câmpus. As competições oferecem diversas disputas, inclusive com as “famosas e aguardadas” provas do Atletismo. As provas de pista de 100, 200, 400 e 500 metros, aconteceram na pista de atletismo do DEF e reuniram 19 atletas de vários câmpus que correram em busca da medalha. No campo, houve disputa no arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo e salto em distância.
O professor Carlos Marinho, responsável pelas competições de atletismo, destacou o empenho e o esforço dos(as) atletas. Ele lembrou que muitos participam pela primeira vez da competição. Sob sol quente e forte calor, atletas como Maissa Agnes, do curso de Relações Internacionais, do Câmpus V, e Islânia Dantas, do curso de Educação Física, Câmpus I, travaram uma disputa pessoal na prova de 100 metros feminina. A prova durou poucos segundos, e Islânia Dantas venceu.
“O importante é competir. Esse é um momento de integração e confraternização”, disse Islânia. O mesmo sentimento foi demonstrado pelo discente do curso de Agroecologia do Câmpus IV, Francisco Bezerra Neto. Ele também disputou a prova de 100 metros masculino e disse que mais importante que o resultado foi o esforço para viver esse momento de integração na UEPB. “Muito gratificante participar dos Jogos”, disse.
Coordenador de esportes da UEPB, o professor Eugênio Eloi, reafirmou que os Jogos Universitários da Instituição representam uma iniciativa de relevância para a comunidade acadêmica, promovendo integração, bem-estar e desenvolvimento dos estudantes. “Esse é um momento dos estudantes se confraternizarem. É claro que temos outras atividades não só esportiva, mas cultural e científica. Mais os Jogos é um momento especial de integração”, destacou.
Segundo a COEL, a realização dos 2º Jogos Universitários vai além da competição esportiva, englobando aspectos de saúde, integração, desenvolvimento pessoal e institucional. A pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, também destacou a importância dos Jogos Universitários que ajudam no crescimento dos(as) estudantes e os(as) prepara para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
“Foi uma honra abrir os Jogos Universitários da UEPB e com grata satisfação tivemos uma participação efetiva de todos os Câmpus. São jovens que precisam crescer e a gente sabe que o esporte ajuda no crescimento delas. A participação efetiva nos Jogos leva os estudantes da UEPB a maiores eventos como o Jubs”, destacou.
Os jogos Internos da UEPB foram abertos oficialmente na noite desta terça-feira (24), em cerimônia realizada no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus I. A cerimônia contou com a presença das delegações de todos os câmpus da UEPB, além de professores, atletas e pró-reitores. Os jogos foram oficialmente declarados abertos pelo coordenador de Esportes da UEPB, o professor Eugênio Eloi e pela pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, que representou a reitora Celia Regina Diniz no ato solene. A solenidade também contou com a presença da banda de música da Polícia Militar.
Um dos momentos mais aguardados dos Jogos, e que simboliza o espírito esportivo, foi o acendimento da tocha olímpica feita pelo atleta Tawan Medeiros Teodósio, tricampeão nacional de Wrestling Sênio.
A 2ª edição dos Jogos Universitários da UEPB prosseguem até esta quinta-feira (26), quando acontecem as disputas do Futsal e a cerimônia de encerramento. As premiações estão acontecendo após o término de cada modalidade.
Redação com Codecom
Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…
Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…
O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…