A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no final da noite da última sexta-feira (05), 2.200kg de queijo mussarela sem comprovação fiscal. A mercadoria perecível estava sendo transportada sem refrigeração. Este ano, em menos de 30 dias, a PRF na Paraíba já apreendeu 7.810kg de queijo sem comprovação fiscal.
Policiais realizavam fiscalização no município de Alhandra, na BR 101, próximo à Unidade Operacional da PRF, quando deram ordem de parada a um caminhão Hyundai Hr HDB. Durante a abordagem foram solicitados os documentos do condutor, veículo e da mercadoria transportada. O motorista apresentou os documentos de identificação, mas não portava a documentação fiscal necessária para realizar o transporte da mercadoria e nem comprovou a origem do produto.
Durante inspeção da carga, foram localizadas 110 caixas de queijos mussarela, totalizando 2.200kg. Não havia refrigeração no caminhão para transportar a mercadoria perecível. Diante das circunstâncias, a carga foi apreendida e encaminhada às autoridades responsáveis pela arrecadação fiscal.
Este ano, a PRF na Paraíba já apreendeu 7.810kg de queijo sem comprovação fiscal, sendo a maior parte transportada sem a refrigeração necessária. A fiscalização de mercadorias busca coibir a circulação com documentação inidônea, irregular ou sem nota fiscal, visando combater a sonegação fiscal e também à concorrência desleal no mercado paraibano. Ademais, trata-se de uma questão de saúde pública, devido ao fato da origem do alimento perecível ser desconhecida e às vezes de procedência duvidosa ou mal armazenada.
PB Agora