Mais de mil agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros farão segurança da Romaria da Penha neste sábado

PUBLICIDADE

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) divulgou o planejamento detalhado para garantir a segurança dos cerca de 500 mil fiéis esperados na Romaria de Nossa Senhora da Penha, neste sábado (23), em João Pessoa. O evento religioso terá um percurso de 14 quilômetros, partindo da Igreja de Lourdes, no Centro, até o Santuário da Penha, passando por vias de grande movimentação da cidade.

O monitoramento e a coordenação das ações estarão concentrados no Gabinete Integrado de Monitoramento e Gestão, localizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O gabinete utilizará recursos tecnológicos avançados, com mais de 70 câmeras estrategicamente posicionadas ao longo do trajeto, transmitindo imagens em tempo real para garantir a rápida resposta a qualquer eventualidade.

Mais de 1 mil agentes dos órgãos operativos (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar) e parceiros estarão empenhados no evento. A Polícia Militar mobilizou 730 policiais, com suporte de 125 viaturas, entre carros e motos. A Polícia Civil, por sua vez, terá agentes profissionais em campo, atuando em duas delegacias móveis e polos de plantão em delegacias distritais para registro de ocorrências. Já o Corpo de Bombeiros Militar participará com 146 bombeiros e 26 viaturas, prontos para intervenções rápidas.

A operação foi desenhada para assegurar que a Romaria transcorra de forma pacífica e organizada, minimizando impactos na cidade e garantindo resposta rápida a qualquer situação. Este esforço conjunto demonstra o comprometimento das autoridades em preservar a tranquilidade de um dos maiores eventos religiosos do estado.

Reforço Aéreo e Tecnológico – As aeronaves Acauã 1 e 2 do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds estarão em operação durante todo o percurso da Romaria de Nossa Senhora da Penha, garantindo monitoramento constante e suporte estratégico em tempo real. Essas aeronaves atuarão em coordenação direta com as equipes de solo, permitindo respostas rápidas e eficazes a qualquer situação de emergência ou necessidade de intervenção.

Além de oferecer uma visão abrangente de toda a extensão do trajeto, os helicópteros serão fundamentais para auxiliar na logística das operações, no deslocamento de equipes de emergência e no acompanhamento de áreas com maior concentração de pessoas. Este reforço aéreo integra um robusto sistema de segurança que combina tecnologia avançada e presença operacional, assegurando uma cobertura completa e eficiente para proteger os milhares de fiéis que participam do evento.

O evento também contará com a participação de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), que ajudarão na organização do trânsito e segurança dos pedestres. A Guarda Civil Metropolitana e outras instituições, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Operação Lei Seca do Detran-PB, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), estarão integradas à operação.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…

23 de novembro de 2024

População de JP pode se vacinar contra Influenza, Covid-19 e dengue em shoppings da Capital neste sábado

Dando seguimento a assistência, a Prefeitura de João Pessoa conta com três pontos móveis para…

23 de novembro de 2024

Conselheira tutelar é alvo de ataque a tiros na Grande João Pessoa; companheiro teria cometido o crime

Conhecida como Professora Rejane, uma conselheira tutelar foi alvo de um ataque a tiros na…

23 de novembro de 2024

Família de vítima vai oferecer recompensa para localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Uma das famílias das vítimas do pediatra Fernando Paredes Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente…

23 de novembro de 2024

260ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…

23 de novembro de 2024

Noite de violência: dois homens são assassinados e uma mulher vítima de tentativa de feminicídio na Grande João Pessoa

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024