A Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA-JP), reúne servidores voluntários para trabalhar no processo eleitoral dos Conselheiros Tutelares de 2023 em um treinamento para execução das atividades nos dias de votação. A primeira semana do treinamento foi concluída nesta sexta-feira (15) e deve acontecer até o dia 21 de setembro, capacitando mais de mil servidores.
A chefe de cartório do TRE, Alice Coelho, foi uma das profissionais a ministrar o treinamento e orientou os servidores sobre o funcionamento das urnas, a organização dos eleitores na fila, validação do voto, entre outros protocolos que devem ser seguidos no dia da votação. “Estamos ministrando esse treinamento para que no dia da eleição se torne um trabalho mais tranquilo e mais seguro. Então disponibilizamos algumas urnas, que não diferem em nada das urnas que serão usadas no dia da votação, e subsídios para que as pessoas que vão trabalhar com as urnas possam manuseá-las e desempenhar bem esse trabalho”, explicou.
Neste ano, os eleitores terão 35 locais de votação, enquanto em 2019 foram disponibilizados apenas 21 locais. Uma ampliação que teve como objetivo proporcionar mais conforto e comodidade para a população que colabora com esse processo de escolha, como destacou o presidente da Comissão Eleitoral do processo eleitoral dos conselheiros tutelares de João Pessoa, Silvio Britto.
“Ressaltamos a importância da população em se sensibilizar, ir até as urnas no dia 1º de outubro e escolher esses representantes. Neste ano tivemos uma ampliação dos locais de votação, para garantir que seja um processo tranquilo e que a população exerça seu direito de escolher seus representantes, que irão fazer a defesa dos direitos da criança e do adolescente no Município de João Pessoa, pelos próximos quatro anos”, falou.
Locais de votação
A eleição será realizada no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em 35 locais, distribuídos em sete regiões de atuação, sendo eleitos 5 conselheiros tutelares e 5 suplentes, em cada uma delas. Os eleitores terão que levar um documento com foto, assim como nas eleições convencionais, com direito a votar em um único candidato pertencente a uma das sete regiões. E podem conferir os locais de votação por esse link: https://www.joaopessoa.pb.gov.
Parcerias
Todo o processo eleitoral conta com o acompanhamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Assim como a gestão pública, por meio das Secretarias de Gestão Governamental e Articulação Política, Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Educação e Cultura (Sedec), Saúde (incluindo o Samu-JP), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Ciência e Tecnologia (Secitec) e Comunicação (Secom), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA-JP) que estão participando ativamente do planejamento e da organização do processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros tutelares de João Pessoa.