Mais de três mil eleitores solicitam voto em trânsito na Paraíba para estas eleições

PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral já contabiliza mais de 3 mil pedidos para votos em trânsito requisitados por eleitores paraibanos para o pleito eleitoral desse ano. Na Paraíba apenas quem tem o domicílio eleitoral em João Pessoa e Campina Grande está apto, tendo em vista que essa modalidade e votação só pode ser solicitada por eleitores de cidades com mais de 100 mil habitantes.

O voto em trânsito acontece quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral, mas indica outra cidade para votar. Essa possibilidade pode ocorrer no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos das eleições.  Segundo o TSE, na hora de indicar onde pretende votar, a escolha vale para locais diferentes para o primeiro e segundo turnos, ou para o mesmo local nos dois turnos. E depois de comunicado no cartório, não há como mudar.

De acordo com Ederson de Araújo, chefe da 64ª Zona Eleitoral, até a manhã desta segunda (15) houve um aumento considerável neste tipo de requerimento, quando comparado aos outros anos. “nós tivemos 2.485 pedidos aqui pra João Pessoa, apenas aqui na 64ª Zona Eleitoral tivemos 242 pedidos e na Paraíba 3.013. Foi um aumento considerável em relação as eleições anteriores”.

Segundo o Código Eleitoral, caso a pessoa esteja fora do município em que vota mas no mesmo estado, poderá efetivar o voto para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Porém, caso esteja em outro estado, só participa da escolha para o cargo de presidente.

O prazo para solicitar voto em trânsito segue até o dia 18 de agosto. Qualquer eleitor pode procurar o cartório eleitoral e requerer a sua habilitação para este tipo de voto, observando as condições presentes na legislação eleitoral. Não há opção para realizar este procedimento na internet.

Possibilidades

Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para o cargo de presidente da República.

É importante lembrar que a medida não se aplica a quem estiver no exterior. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiver em trânsito no território brasileiro poderá, sim, votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Haddad assegura reforço orçamentário para retomada da operação carro-pipa na Paraíba

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba, que enfrenta uma paralisação devido a questões orçamentárias,…

25 de novembro de 2024

João anuncia calendário de pagamento de salários e abono natalino para servidores estaduais

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…

25 de novembro de 2024

João Azevêdo confirma retorno de Jhony Bezerra ao comando da PB Saúde

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou nesta segunda-feira (25) que o médico e ex-prefeitável de…

25 de novembro de 2024

Nikolas diz que só apoiará Hugo Motta na Câmara em troca de anistia a manifestantes do 8/1

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) afirmou, na semana passada, que defende que o PL…

25 de novembro de 2024

Entidade mobiliza esforços para evitar suspensão total de operação carro-pipa na PB

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, anunciou que…

25 de novembro de 2024

Inmet emite aviso para 10 municípios do Sertão com previsão de rajadas de vento de até 60 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (25), um novo alerta de perigo…

25 de novembro de 2024