Categorias: Paraíba

Mais duas cadeias públicas da Paraíba são inspecionadas pelo MP

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba inspecionou as cadeias públicas localizadas nos municípios de Mamanguape e Jacaraú, onde foram encontradas irregularidades, com destaque para a questão estrutural. As fiscalizações foram realizadas na quarta-feira (29/01) pelo 17° promotor de Justiça de João Pessoa, que tem atribuição na Defesa da Tutela Coletiva e Sistema Prisional, Ricardo José Medeiros.

Segundo ele, a Cadeia Pública de Jacaraú apresenta problemas estruturais pontuais e um quadro superlotação. “As condições de higiene do ergástulo precisam ser melhoradas, principalmente no espaço da cozinha. A direção da unidade prisional informou que, com recursos próprios e doações, construiu dois espaços destinados ao albergue para presos do regime semiaberto e para os agentes penitenciários. Faz-se necessária a instalação de mais equipamentos de combate a incêndio, promoção de atividades ressocializadoras para os presos do regime fechado que ali se encontram e melhorias quanto à segurança da unidade prisional”, acrescentou.

Em relação à Cadeia Pública de Mamanguape, a Promotoria detectou irregularidades na segurança, higiene e na estrutura da unidade, que funciona em um prédio muito antigo (construído por volta de 1850, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio histórico) que não apresenta uma estrutura física adequada para a função a que se destina. “A unidade prisional não conta com estrutura suficiente para combate a incêndio e tem espaço inadequado para abrigar a cozinha da unidade prisional”, informou.

O promotor de Justiça destacou que já há uma ação civil pública em andamento, ajuizada em 2013, pelo Ministério Público da Paraíba, visando à construção de uma nova unidade prisional para a comarca, dadas as limitações do prédio atual. A ação se encontra em julgamento no 2° grau (fase recursal).

As inspeções realizadas nas cadeias públicas integram o procedimento administrativa 002.2020.000455, cujo objetivo é acompanhar o funcionamento das unidades prisionais do Estado da Paraíba. Segundo o promotor de Justiça, a meta é que este ano, todas as unidades prisionais do Estado sejam visitadas para que seja possível traçar novas políticas estratégicas e buscar melhorias na área.

PB Agora com informações do MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024