A carcaça de mais uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada em em praias do Litoral paraibano.O intervalo entre essa ocorrência e a primeira foi de cerca de dez dias.
Com isso especialistas agora tentam entender as causas das mortes desses animais que ainda eram filhotes. Para isso foram realizadas as necropsias, nas quais amostras de tecidos foram recolhidas para estudos e análises laboratoriais.
O trabalho de investigação está sendo feito pelas equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho/Fundação Mamíferos Aquáticos e da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio.
O que se sabe até o momento é que a espécie está em temporada reprodutiva no Brasil e pode ser vista do litoral do Rio Grande do Norte até São Paulo, com concentração maior no Banco de Abrolhos (entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo).
A recomendação é de que ao encontrar uma baleia-jubarte ou qualquer outro mamífero marinho encalhado (vivo ou morto) na Paraíba, a população possa acionar a entidade através dos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961- 1352 (WhatsApp).
Também é recomendado que as pessoas não se aproximem e nem toquem no animal ou na carcaça.
PB Agora