A Paraíba o tempo todo  |

Manchas de óleo são encontradas na orla de Cabedelo, na Paraíba

Risco de um novo crime ambiental. Novas manchas de óleo foram encontradas na orla de Cabedelo, na Paraíba. Também foram recolhidos 10 quilos do material em João Pessoa e 35 outros quilos no Conde nos últimos dias.

De acordo com a prefeitura do município de Cabedelo, a quantidade de óleo achada foi pequena e a orla da cidade está em monitoramento. O produto foi recolhido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) e levado para análise.

As manchas de óleo também foram encontradas em outras partes do litoral paraibano.

A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa informou, em nota, que foram coletados 10 quilos de óleo na praia do Bessa, Jacarapé e na Praia do Sol, na última sexta-feira (7). O produto coletado foi levado para descarte no aterro sanitário.

 

Ainda, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Conde, na semana passada, foram recolhidos 35 quilos de óleo na orla do município. O material foi recolhido e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) deve dar um posicionamento sobre o que fazer a seguir.

A Capitania dos Portos informou que está fazendo monitoramento diário do litoral.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

 

 

Este ano, 10 praias da Paraíba foram atingidas por  vestígios de óleo segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Das praias vistoriadas pelo Ibama, seis apresentavam resíduos de oléo. Foram elas Pitimbu (Pitimbu), Pontinha/Acaú (Pitimbu), Tambaba (Conde), Coqueirinho (Conde), Bessa (João Pessoa) e Intermares (Cabedelo).

De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), também foram vistas manchas de óleo em outras quatro praias da Paraíba. Tais como Praia do Amor (Conde), Graú (Pitimbu), Jacarapé (João Pessoa) e Carapibus (Conde).

 

A maior parte dos resíduos de óleo achados em praias do Nordeste desde o final de agosto de 2022 é de um “novo incidente” e não têm relação com as manchas que sujaram a costa da região em 2019.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe