Categorias: Paraíba

Manutenção de equipamentos e regularização das edificações evitam incêndios

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) atendeu, em 2018, 623 casos de incêndio em edificações (comerciais, residenciais ou industriais) ocorridos em todo o Estado. Grande parte deles teve como causa problemas elétricos, conforme perícias realizadas pela corporação.  Diante disso, o CBMPB alerta para a necessidade de fazer a manutenção das estruturas e equipamentos desses locais, bem como buscar a certificação do Corpo de Bombeiros.

 

Conforme o diretor de Atividades Técnicas da corporação (DAT), tenente coronel Nazareno de Oliveira, o Código de Incêndio Estadual aponta que toda edificação tem que ser certificada pelo Corpo de Bombeiros, tanto antes da construção (para a autorização dela) quanto ao final.  Isso porque, durante as vistorias, a corporação classifica o risco do local e identifica quais os equipamentos são necessários para prevenir e combater incêndios e pânico.

 

“A Norma Técnica 004, do CBMPB, classifica as edificações de acordo com a sua área, altura e a natureza. Essa categorização permite que cada construção receba os preventivos adequados para que possa se regularizar e estar seguro, tais quais: extintores, sinalização de emergência, iluminação de emergência, brigada de incêndio”, explicou.

 

Segundo ele, apenas residências exclusivamente unifamiliares não necessitam de certificação. As demais, como prédios comerciais, condomínios, empresas e órgãos públicos, precisam solicitar a regularização da edificação junto ao CBMPB e atualização anual desse documento.

 

Ainda conforme o tenente coronel Nazareno de Oliveira, a presença desses preventivos de incêndio pode fazer a diferença durante um “sinistro”, tendo em vista que eles auxiliam na saída dos indivíduos das edificações, no combate inicial de um princípio de incêndio e até mesmo no controle desse, caso haja a presença de uma brigada treinada na edificação. “Ou seja, esses preventivos minimizam a probabilidade de um sinistro evoluir ao ponto de causar a perda de vidas e de bens”.

 

O processo de solicitação de vistoria do Corpo de Bombeiros pode ser realizado pelo próprio site, no endereço bombeiros.pb.gov.br. O solicitante deve estar de posse de informações como CPF ou o CNPJ, no caso de empresas, e informações diversas referente a edificação.

 

Confira as orientações para evitar incêndios com causas elétricas:

– Ter as instalações elétricas dimensionadas por um especialista – de acordo com a carga que vai ser utilizada na edificação

– Conservar equipamentos eletroeletrônicos, a exemplo de ar-condicionado

-Não sobrecarregar disjuntores ou tomadas com extensões ou benjamins

– Não utilizar os celulares durante o carregamento, assim como colocar o aparelho em cima de materiais que não peguem fogo facilmente (como o chão)

– Locais de maior público, como alojamentos e shoppings centers, devem ter um plano preventivo de evacuação de pessoal e combate a princípios de incêndios, com treinamento para os funcionários

– Em caso de incêndios, ligar 193.

 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Divulgada 3ª chamada dos candidatos selecionados no Programa Habilitação Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)…

22 de dezembro de 2024

Candidato aprovado fora do número de vagas não tem direito à nomeação; entenda

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a sentença que…

22 de dezembro de 2024

Homem e mulher são encontrados mortos no município de Aparecida, no Sertão da Paraíba

Os corpos de um casal foram encontrados em um local próximo  à barragem de Acauã,…

22 de dezembro de 2024

Avaliação semanal da Sudema atesta qualidade das praias de João Pessoa em condições de balneabilidade

O levantamento das condições de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente…

22 de dezembro de 2024

Polícia Federal prende, em praia de João Pessoa, homem suspeito de liderar facção criminosa da Bahia

No final da manhã deste domingo (22), a Polícia Federal capturou em João Pessoa o…

22 de dezembro de 2024

Beneficiários do Auxílio Moradia têm até o dia 31 para atualizar cadastro em João Pessoa

A atualização cadastral do Auxílio Moradia, da Prefeitura de João Pessoa, acontece até o próximo…

22 de dezembro de 2024